A Ginecomastia é uma condição resultante da hipertrofia?

Tempo de leitura: 1 minuto

A Ginecomastia é sim, uma condição masculina resultante da hipertrofia das glândulas mamárias.

A proliferação das glândulas mamárias é resultado de mecanismos do organismo que alteram o equilíbrio entre a testosterona e os estrógenos. Por isso, no fim da puberdade, antes que a secreção de testosterona tenha alcançado os níveis da vida adulta, o organismo pode produzir maiores quantidades de estrógenos, que são suficientes para causar o crescimento mamário.

Além disso, outras causas são o hipertireoidismo e a insuficiência hepática, que é mais comum em homens obesos, pois o tecido gorduroso produz enzimas capazes de converter alguns precursores da testosterona em estrógenos.

Comumente, muitos casos de ginecomastia, regridem de forma espontânea, mas, caso persistam por mais de alguns meses, é recomendável procurar ajuda médica. Dependendo da duração e do estágio evolutivo do caso, pode ser recomendado a cirurgia de ginecomastia.

Veja também: Ginecomastia bilateral secundária à ingestão de esteroides anabolizantes

Como Prevenir a Ginecomastia?

A ginecomastia pode acontecer com os homens de qualquer idade. Esse problema ocorre quando os níveis de testosterona e estrogênio, hormônios que desempenham importantes funções no organismo.

Portanto, evitar o consumo de gordura e bebidas alcoólicas, e passar longe de drogas e esteroides anabolizantes são as melhores maneiras de prevenir. Além disso, a prática de exercícios físicos regulares também é bastante vantajosa.

Afinal, a Ginecomastia é devido a flutuações hormonais que ocorrem durante o desenvolvimento do homem.

Veja também: Eliminando lipomastia sem cirurgia: A Lipocavitação

Conte com o Dr. Wendell Uguetto

Melhore da sua autoestima, fique feliz com o resultado e seu corpo. Com o Dr. Wendell Uguetto, você vai receber todo o atendimento com qualidade e terá uma nítida melhora na qualidade de vida.

Agende já sua avaliação e recupere a qualidade de vida em nossa clínica.

Comentários do Facebook