Tamoxifeno: o remédio para tratamento de ginecomastia

Tempo de leitura: 1 minuto

O tamoxifeno, é um remédio bastante conhecido entre os atletas que buscam a suplementação hormonal para favorecer o desenvolvimento de sua musculatura.

Entretanto, clinicamente, o tamoxifeno é um remédio utilizado para o tratamento de câncer de mama, mas seu uso no mundo da hipertrofia é destino para tratar um dos efeitos colaterais mais incômodos e indesejados, pelos homens e principalmente para quem busca anabolizantes como um método de aceleração dos resultados: a Ginecomastia.

Atualmente, trata-se de uma opção que não é desenvolvida para o ganho de resultados físicos, entretanto, para a redução dos indesejados efeitos colaterais dos tratamentos que levam a ginecomastia.

Veja também: Quais são as causas da Ginecomastia?

Como o tamoxifeno é utilizado?

Existe, basicamente, duas maneiras de se utilizar o tamoxifeno. Ambas ocorrem no entre-ciclos: uma precede o uso de esteroides, e a outra é sua adoção logo após os ciclos esteroides.

Além disso, há estratégias que consideram o acúmulo do medicamento antes de iniciar seu consumo regular, com dosagem reduzida. E outras, passam diretamente para um consumo diário fixo. Portanto, tudo dependerá do nível de aromatização do esteroide em uso.

Existem 3 classes de medicamentos que são indicadas para tratamento da ginecomastia: andrógenos (testosterona, diidrotestosterona, danazol), inibidores de aromatasa (anastrozol, letrozol) e anti-estrogênicos (clomifeno, tamoxifeno, raloxifeno).

Entretanto, o tamoxifeno, é um antiestrogênico com grande afinidade pelas células mamárias e tem demonstrado grande eficácia no tratamento da ginecomastia, principalmente quando está no começo.

Conte com o Dr. Wendell Uguetto

Não cometa o erro que a maioria dos homens que sofrem com este problema cometem. Procure ajuda profissional! Os médicos que podem lhe ajudar especificamente no problema são: endocrinologista, mastologista ou, no caso de lipomastia, o cirurgião plástico.

Desta forma, ele poderá identificar qual das condições o seu corpo sofre e qual deve o tratamento indicado. Além disso, se houver alguma dúvida sobre o assunto, serão facilmente esclarecidas por ele.

Para saber mais, fique por dentro de nosso blog ou agende uma consulta!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.