
O que é Ginecomastia?
Trata-se do desenvolvimento anormal de mamas em homens e afeta 30 a 40% da população.
A lipoaspiração foi criada em 1977 pelo ginecologista francês Yves Gerard Illouz que inventou o procedimento para resolver o problema da namorada - uma atriz famosa cujo nome ele não revela -, que não podia usar decotes nas costas por causa de um lipoma (tumor benigno formado por células gordurosas). Ela consiste na aspiração do tecido adiposo (gordura) com uma cânula fina e multi-perfurada, conectada a um aspirador à vácuo.
Primeiramente é infiltrada uma solução composta por soro fisiológico, anestésicos e adrenalina – para diminuir o sangramento. As cânulas são introduzidas através da pele por pequenos orifícios e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram a gordura localizada.
Atualmente a lipoaspiração a laser tem se tornado mais popular. O laser promove a destruição das células de gordura e estudos demonstram haver maior retração de pele quando comparada a lipoaspiração convencional.
Quando o paciente apresenta lipomastia, ou seja, aumento do volume mamário de componente apenas adiposo, a lipoaspiração é a técnica de escolha. Entretanto, em todos os outros casos de ginecomastia verdadeira, ou seja, com presença de tecido glandular mamário, a lipoaspiração pode ser indicada como parte do procedimento, pois além de reduzir o volume da gordura das mamas, facilita a dissecção cirúrgica e promove um retalho de pele mais regular.
No pós operatório, as regiões lipoaspiradas podem ficar doloridas e com equimose (áreas de coloração arroxeadas) que melhoram em cerca de 1 a 2 semanas, mesmo período que o paciente pode voltar a fazer atividades físicas.
Trata-se do desenvolvimento anormal de mamas em homens e afeta 30 a 40% da população.
A ginecomastia pode ser classificada em grau 1, 2 ou 3, de acordo com a quantidade e características do tecido mamário.
A ginecomastia pode ocorrer em pessoas de todas as idades: em recém-nascidos, adolescentes e adultos.
O aumento das mamas no homem pode ser tratado com medicamentos ou cirurgia.
Doutor Wendell Uguetto atua como médico na área de cirurgia plástica desde 2006. Formado pela USP e ganhador de vários prêmios
SAIBA MAISTempo de leitura: 2 minutos As causas da ginecomastia são, em sua maioria, hormonais e genéticas. Porém, por causa das alterações dos hormônios típicas na fase da puberdade, podem fazer com que as mamas se desenvolvam de maneira exagerada...
Tempo de leitura: 2 minutos O aumento excessivo das glândulas mamárias em homens, é mais comum do que se imagina. Este problema atinge muitos homens e, além da questão estética, pode causar dor. Suas causas podem estar relacionadas com est...
nós te ligamos
Fale conosco no WhatsApp!