Ginecomastia bilateral secundária à ingestão de esteróides anabolizantes

Tempo de leitura: 1 minuto

A ginecomastia é uma situação comum que consiste na proliferação do componente glandular da mama masculina como resultado de um desequilíbrio na ação dos estrogênios e andrógenos no nível do tecido glandular. Em geral, todo tecido mamário visível ou palpável em homens deve ser considerado anormal, exceto em três situações fisiológicas, como idade; perinatal, puberal e senil. Entretanto, a incidência deste problema varia de acordo com a série, dependendo principalmente do tamanho do disco de mama tomado como ponto de partida e da idade do grupo.

A etiologia é muito variável, tendo sido implicados vários problemas como; tumores, endocrinopatias, hipogonadismo primário e secundário, drogas, entre outros. Atualmente, os esteroides anabolizantes se destacam no grupo dos medicamentos. Comumente, alguns estudos estão analisando esse problema em pacientes que fazem o uso de anabólicos, embora a prevalência de ginecomastia nesses pacientes seja de até 50%.

Portanto, diante de um paciente com hábitos esportivos que apresentam ginecomastia, uma das nossas primeiras suspeitas deve ser a anabolização. Após a suspensão dos agentes anabólicos e o estabelecimento de um ciclo de tratamento oral preferencialmente com tamoxifeno, a taxa de remissão pode ser alta dependendo da duração da ginecomastia e do tamanho. Se a remissão não for alcançada, a cirurgia é uma boa opção.

Veja também: Quais são as causas da Ginecomastia?

Conte com o Dr. Wendell Uguetto

Não cometa o erro que a maioria dos homens que sofrem com este problema cometem. Procure ajuda profissional! Os médicos que podem lhe ajudar especificamente no problema são: endocrinologista, mastologista ou, no caso de lipomastia, o cirurgião plástico.

Desta forma, ele poderá identificar qual das condições o seu corpo sofre e qual deve o tratamento indicado. Além disso, se houver alguma dúvida sobre o assunto, serão facilmente esclarecidas por ele.

Para saber mais, fique por dentro de nosso blog ou agende uma consulta!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.