Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Doutor Wendell Uguetto fez residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da USP e foi aprovado em primeiro lugar na residência de Cirurgia Plástica no mesmo Hospital.
Ginecomastia bilateral secundária à ingestão de esteróides anabolizantes
Publicado em: 25/02/2019 | Última Atualização em 25/03/2025
A ginecomastia é uma situação comum que consiste na proliferação do componente glandular da mama masculina como resultado de um desequilíbrio na ação dos estrogênios e andrógenos no nível do tecido glandular. Em geral, todo tecido mamário visível ou palpável em homens deve ser considerado anormal, exceto em três situações fisiológicas, como idade; perinatal, puberal e senil. Entretanto, a incidência deste problema varia de acordo com a série, dependendo principalmente do tamanho do disco de mama tomado como ponto de partida e da idade do grupo.
A etiologia é muito variável, tendo sido implicados vários problemas como; tumores, endocrinopatias, hipogonadismo primário e secundário, drogas, entre outros. Atualmente, os esteroides anabolizantes se destacam no grupo dos medicamentos. Comumente, alguns estudos estão analisando esse problema em pacientes que fazem o uso de anabólicos, embora a prevalência de ginecomastia nesses pacientes seja de até 50%.
Portanto, diante de um paciente com hábitos esportivos que apresentam ginecomastia, uma das nossas primeiras suspeitas deve ser a anabolização. Após a suspensão dos agentes anabólicos e o estabelecimento de um ciclo de tratamento oral preferencialmente com tamoxifeno, a taxa de remissão pode ser alta dependendo da duração da ginecomastia e do tamanho. Se a remissão não for alcançada, a cirurgia é uma boa opção.
Veja também: Quais são as causas da Ginecomastia?
Conte com o Dr. Wendell Uguetto
Não cometa o erro que a maioria dos homens que sofrem com este problema cometem. Procure ajuda profissional! Os médicos que podem lhe ajudar especificamente no problema são: endocrinologista, mastologista ou, no caso de lipomastia, o cirurgião plástico.
Desta forma, ele poderá identificar qual das condições o seu corpo sofre e qual deve o tratamento indicado. Além disso, se houver alguma dúvida sobre o assunto, serão facilmente esclarecidas por ele.
Para saber mais, fique por dentro de nosso blog ou agende uma consulta!
O Dr. Wendell Uguetto, especialista em ginecomastia é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP. Atualmente, atende em consultórios localizados no bairro Ibirapuera e no Hospital Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo.
Para mais informações ou agendamento de consulta, entre em contato pelos telefones (11) 2893-3348 ou (11) 98211-0450.