Conheça as principais causas de dor na mamas masculinas

Conheças as principais causas de dor nas mamas masculinas

31 de agosto de 2017

As mamas são órgãos que atraem muita atenção das mulheres para possíveis problemas de saúde. Isso ocorre principalmente por conta do risco de câncer de mama, que é pauta de diversas campanhas, sempre alertando para a importância do autoexame e da mamografia regular. Entretanto, também há algumas condições específicas que atingem as mamas masculinas, podendo causar bastante dor.

Câncer de Mama

A incidência de câncer de mama masculino é muito baixa em relação aos casos femininos. A incidência é de um caso em homem para 100 em mulheres. A dor na mama masculina surge em casos de tumores malignos apenas nos estágios mais avançados.

Como medida preventiva, homens com histórico de câncer de mama na família devem realizar o autoexame para verificar a existência de caroços e inchaço a cada três meses. Ao primeiro sinal de alteração, consulte um médico o quanto antes.

Lesões

Como qualquer outra parte do corpo, as mamas masculinas também estão expostas a lesões em geral, como pancadas que ocorrem durante o exercício físico ou em determinadas atividades laborais. Um caso específico de lesões do tipo é o chamado “mamilo de corredor”. Esse problema ocorre quando os mamilos entram em atrito com a camiseta suada e ficam irritados, podendo, inclusive, causar sangramentos. É uma lesão bastante dolorosa. Compressas frias aplicadas de duas a três vezes por dia ajudam a amenizar a inflamação nesses casos.

Tumores benignos

Os cistos são tumores benignos, consistindo em bolsas que podem ser preenchidas por ar, líquido, pus ou outro fluido. Nas mamas, apesar do crescimento lento, os cistos podem pressionar o tecido ao redor e causar dor e sensibilidade. Além dos cistos, o fibroadenoma também é um tumor de mama benigno que pode causar dor, embora seja raro em homens. Ao identificar qualquer tipo de nódulo nas mamas, é preciso consultar o médico para realizar exames mais complexos e iniciar o tratamento.

Ginecomastia

O crescimento anormal das glândulas mamárias ocorre em alguns homens, geralmente adolescentes ou idosos. Essas fases naturalmente desencadeiam algumas alterações hormonais, que também podem ser provocadas pelo uso de esteroides anabolizantes, drogas ou determinados medicamentos. Quando a testosterona e o estrogênio encontram-se em desequilíbrio, o aumento das mamas masculinas pode ser uma das consequências. Em alguns casos, há reação de dor, de modo que o tratamento medicamentoso, ou mesmo a cirurgia para ginecomastia, se façam necessários. Entretanto, na maior parte dos casos, o problema regride espontaneamente.

Mastite

A mastite é uma inflamação dolorosa das mamas que, embora seja mais comum em mulheres, também pode ocorrer em homens. Ao perceber sinais de inflamação, também é recomendável consultar um médico.

Observação: A especialidade médica que trata dos problemas das mamas é a Mastologia.