Quais são as causas da Ginecomastia?

Tempo de leitura: 2 minutos

As causas da ginecomastia são, em sua maioria, hormonais e genéticas. Porém, por causa das alterações dos hormônios típicas na fase da puberdade, podem fazer com que as mamas se desenvolvam de maneira exagerada durante a adolescência dos rapazes.

Muitas vezes o processo regride por si só, com o aumento da altura e do tônus muscular. Entretanto, em alguns casos, essa regressão não acontece, revelando um desequilíbrio entre os hormônios masculinos e femininos produzidos por aquele jovem.

Em poucos casos, as causas são diferentes das hormonais, podendo ser inclusive um tumor. Felizmente, este tipo de ocorrência é raro. Por isso, cada causa requer um tratamento para ginecomastia.

A ginecomastia pode acontecer uni ou bilateralmente. Mas independente da forma como o problema se manifesta, ela traz um enorme desconforto psicológico para o portador, especialmente nos tempos atuais em que a aparência física é muito valorizada.

Neste caso, o indivíduo deixa de aproveitar momentos na praia ou na piscina, se recusa a ficar sem camisa na presença dos amigos e, conforme o grau de seu problema, pode até passar a evitar programas fora de casa, com receio de ser reparado e sofrer bullying.

O que é piada para alguns pode se converter em um grande trauma psicológico para outros.

Riscos da Ginecomastia

Essa cirurgia pode ter alguma complicação ou reação alérgica no pós-operatório, como:

  • Formação de hematomas;
  • Equimoses;
  • Infecção;
  • Necrose da pele;
  • Cicatrizes inestéticas.

Incluindo também, queloides, cicatrizes um pouco mais alargada, tortuosa e de certa forma esteticamente feio, podem acontecer, mas são raros.

O principal é ficar afastado de fazer esforços por 20 dias, quando deve começar a diminuir o inchaço, a roxidão e utilizar um colete elástico para melhorar a aderência da pele ao tórax.

O resultado final da cirurgia de ginecomastia é percebido a partir de seis meses a um ano, com a cicatrização.
Além disso, a cirurgia depende do grau da ginecomastia, que pode ser grau I (mamas muito pequenas e pouco aparentes), grau II (mamas já visíveis, mas sem excesso de pele) e grau III (mamas de maiores dimensões e com excesso de pele).

Melhore da sua autoestima, fique feliz com o resultado e seu corpo. Com o Dr. Wendell Uguetto, você vai receber todo o atendimento com qualidade e terá uma nítida melhora na qualidade de vida.

Agende já sua avaliação e recupere a qualidade de vida em nossa clínica.

Comentários do Facebook