Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Doutor Wendell Uguetto fez residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da USP e foi aprovado em primeiro lugar na residência de Cirurgia Plástica no mesmo Hospital.
O que é Ginecomastia Puberal?
Publicado em: 13/03/2019 | Última Atualização em 25/03/2025
A Ginecomastia Puberal corresponde ao crescimento de tecido glandular das mamas do homem no período da adolescência. Entretanto, a puberal deve ser diferenciada da pseudoginecomastia, que provoca acúmulo de gordura na região subareolar.
Além disso, a ginecomastia é um problema que afeta a imagem corporal do adolescente. No entanto, é comum na puberdade e pode causar diversos problemas, afetando de diferentes formas a comunicação do adolescente com outras pessoas. O mais comum é que ela desapareça naturalmente depois de dois anos surgida. Portanto, o tratamento é essencial para aliviar o sentimento de deformidade e de falta de atrativo sexual, freqüentemente presente momento em que se desenvolve a auto-imagem.
Após a operação, há chance das mamas voltarem a crescer, pois um pouco de tecido mamário sempre é deixado no local, por uma questão estética.
Veja também: Ginecomastia bilateral secundária à ingestão de esteroides anabolizantes
Tipos de Ginecomastia
O que muitas pessoas não sabem, é que a ginecomastia pode ser fisiológica, patológica ou idiopática.
Ginecomastia fisiológica: A fisiológica ocorre por causa da mudanças e influências hormonais transitórias no recém-nato, na puberdade e no envelhecimento.
Ginecomastia idiopática: Alguns homens apresentam aumento da atividade da aromatase no interior dos fibroblastos, sugerindo que a aromatização dos androgênios dentro do tecido mamário poderia ser responsável por ginecomastia idiopática.
Ginecomastia patológica: O diagnóstico é diferente daquelas que ocorrem devido à ingestão de drogas, a tumores adrenais ou gonadais, à hepatopatia e síndrome de Klinefelter.
Ao findar o procedimento cirúrgico, uma série de cuidados são necessários para que os resultados sejam satisfatórios.
A alta hospitalar pode ser concedida no mesmo dia, mas a utilização de drenos na área operada se faz necessária por cerca de três dias. Além disso, a sensibilidade e algum inchaço no local são comuns.
Veja também: Eliminando lipomastia sem cirurgia: A Lipocavitação
Conte com o Dr. Wendell Uguetto
Melhore da sua autoestima, fique feliz com o resultado e seu corpo. Com o Dr. Wendell Uguetto, você vai receber todo o atendimento com qualidade e terá uma nítida melhora na qualidade de vida.
Agende já sua avaliação e recupere a qualidade de vida em nossa clínica.
O Dr. Wendell Uguetto, especialista em ginecomastia é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP. Atualmente, atende em consultórios localizados no bairro Ibirapuera e no Hospital Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo.
Para mais informações ou agendamento de consulta, entre em contato pelos telefones (11) 2893-3348 ou (11) 99856-5280
Este artigo tem finalidade exclusivamente informativa e não substitui uma consulta médica. As informações apresentadas refletem a experiência clínica do Dr. Wendell Uguetto e seguem diretrizes amplamente reconhecidas na prática da cirurgia plástica.
Cada caso de ginecomastia deve ser avaliado individualmente por um profissional qualificado, considerando exames físicos, histórico do paciente e exames complementares.
Para um diagnóstico preciso e indicação do melhor tratamento — seja clínico, cirúrgico ou combinando abordagens — agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto, cirurgião plástico especialista em ginecomastia.