Ginecomastia Apenas em Um Mamilo Pode Ocorrer?

24/04/2022

A ginecomastia é comum ao redor do mundo e, embora seja mais frequente em adolescentes, pode acontecer em homens de todas as idades. Ela consiste no aumento das glândulas mamárias, o que não apresenta riscos diretos à saúde masculina, mas pode ter danos psicológicos e gerar desconforto e insegurança em quem a tem. 

As causas podem alternar entre a falta de testosterona e a exposição ao estrogênio. Ainda assim, é muito comum que as pessoas confundam a ginecomastia “real”, de causas hormonais, com a pseudoginecomastia causada pelo acúmulo de tecido adiposo na região das mamas. 

Para além da pseudoginecomastia, outras dúvidas sobre a ginecomastia são comuns em consultórios especializados. Uma das mais frequentes é se a ginecomastia apenas em um mamilo pode ocorrer. Sabendo dessa dúvida comum, trouxemos neste artigo a resposta para a pergunta e outras observações sobre a ginecomastia. Confira!

Ginecomastia apenas em um mamilo pode ocorrer

É possível ter ginecomastia em apenas um mamilo? 

Por se tratar de uma doença causada por disfunção hormonal, o mais comum é que ela surja nas duas mamas de forma uniforme. A ginecomastia em apenas uma mama não é usual, mas pode ser estudada e melhor analisada por um médico cirurgião plástico especializado. 

Se um paciente apresenta um volume maior em uma das mamas do que em outra, é necessário assegurar de que ele não tenha sofrido impactos na região, além de se certificar de que não houve alguma infecção. Outra possibilidade é a de que, nos primeiros dias, os hormônios tenham inchado mais um lado do que outro. Se este for o caso, vale esperar alguns dias e assegurar que o crescimento foi uniforme. 

Existe tratamento para a ginecomastia? 

Felizmente, existe, sim, tratamento para a ginecomastia. Por mais assustados que alguns homens fiquem ao tocar a região da mama e notar um inchaço, ela é uma doença com tratamentos eficazes. Em alguns casos, ela pode sumir com o tempo, já que se trata de uma questão hormonal, a qual pode regularizar com o próprio organismo.

No caso em que ela persiste, o ideal é procurar um médico da área para analisar o grau. Se o paciente apresentar o grau 1 da ginecomastia – com menos inchaço e volume mais brando das mamas –, é recomendável fazer o tratamento medicamentoso por meio dos hormônios necessários.

Se for o grau 2 – com mais inchaço e maior volume das mamas –, o ideal é realizar o processo cirúrgico. Pacientes que têm a necessidade de uma resolução mais imediata para a ginecomastia também podem optar pela cirurgia. O processo é tranquilo e requer, em média, uma semana de observação e 30 dias para o resultado final ser evidente no corpo. 

Tire suas dúvidas sobre ginecomastia com o Dr.Wendell, especialista no assunto 

Se você quer se livrar da ginecomastia, saber se tê-la em apenas um mamilo é normal ou tirar outras dúvidas a respeito, fale com quem entende do assunto! O Dr.Wendell Uguetto é especialista há anos, e conta com uma equipe pronta para te atender e dar todo suporte necessário. Entre em contato e marque sua consulta! 

0/5 Singular: (0 Análise)
Leia mais