Existe remédio caseiro para ginecomastia?

22/03/2022

A ginecomastia é o aumento da glândula mamária em homens. O crescimento da mama é considerado um fator corriqueiro em mulheres, já que biologicamente elas são responsáveis pela amamentação de bebês. Muitos homens, por sua vez, não se sentem confortáveis com a região da mama volumosa e com tamanho acima da média masculina, fazendo com que muitos busquem por remédio caseiro para ginecomastia. 

Por isso, é importante ter em mente que a ginecomastia, assim como qualquer outra deformidade capaz de trazer impactos hormonais e psicológicos, deve ser acompanhada por profissionais da área, e não tratada por meio de remédios caseiros. 

Dessa forma, precisamos abordar mais acerca da automedicação no caso da ginecomastia, sobretudo no Brasil, país que registra um índice elevado de pessoas que praticam automedicação. Sabendo disso, trouxemos neste artigo a resposta para dúvidas que ainda rondam o imaginário masculino.

Existe remédio caseiro para ginecomastia1

A ginecomastia pode ser tratada com remédio caseiro?

No Brasil, é cultural pensarmos em soluções naturais e caseiras para o tratamento de doenças, independente de sua natureza. É muito comum lermos comentários leigos e amadores sobre a ginecomastia na internet, o que apenas reforça desinformação para um tema tão relevante quanto a saúde. 

Dicas que influenciam o uso de gelo, massagens, gel ou alimentos apenas geram ainda mais dúvidas sobre a existência de um remédio caseiro para ginecomastia. Portanto, corra de respostas amadoras em portais não confiáveis e esteja sempre atento às fontes da informação. 

Por se tratar de uma disfunção hormonal resultante do próprio organismo masculino, o tratamento da ginecomastia deve ser feito com um diagnóstico profissional e acompanhado por médicos especialistas. Nesse sentido, não existe remédio caseiro para ginecomastia. Existem, sim, medicamentos que podem reverter o quadro, mas nenhum deles é caseiro. 

Como é o tratamento para ginecomastia? 

Em resumo, o tratamento da ginecomastia pode se dar por duas formas: a medicamentosa e a intervenção cirúrgica. O uso dos medicamentos é indicado para pacientes com o grau 1 da ginecomastia, ou seja, aqueles que apresentam aumento pequeno na mama, o qual pode ser controlado com hormônios.

É importante também ter em mente que, no período da adolescência / puberdade, a ginecomastia é mais frequente e comum. Durante esta fase, meninos passam por uma série de mudanças hormonais em seu organismo, o que pode desencadear um desregulamento de testosterona (hormônio sexual masculino), levando ao crescimento da glândula mamária. 

A intervenção cirúrgica é recomendada para pacientes com maiores graus de ginecomastia. Ela consiste na retirada da glândula mamária, retornando a mama para o tamanho padronizado para o corpo masculino. Lembramos que, por se tratar de um processo cirúrgico, é importante contar com profissionais qualificados e experientes. 

Cirurgia de ginecomastia é com o Dr. Wendell Uguetto 

Se você procura um tratamento para ginecomastia que seja profissional, seguro e eficiente, conte com o Dr. Wendell e toda a sua equipe. Com uma vasta experiência em cirurgias de ginecomastia e reconhecimento acadêmico por sua excelência na profissão, o Dr. Wendell sempre preza pelos melhores resultados e satisfação dos pacientes. Agende uma consulta e saiba mais!

0/5 Singular: (0 Análise)
Leia mais