Especialidade médica: Mastologia

Tempo de leitura: 3 minutos

A Mastologia é o ramo da medicina responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas que atingem as mamas. Embora seja uma especialidade mais procurada por mulheres, as doenças de mama também podem atingir homens. O mastologista deve ser consultado em casos de identificação de alterações de qualquer tipo nas mamas ou quando se cogita realizar procedimentos cirúrgicos.

Problemas tratados pela Mastologia

Os mastologistas tratam tanto de doenças malignas quanto benignas que atingem as mamas. Em meninas mais jovens, em fase de acentuada produção hormonal, doenças benignas, como fibroadenomas (nódulos) e assimetrias (seios de tamanhos diferentes), costumam ser a principal preocupação. Em gestantes ou lactantes, o problema mais comum é a mastite, que é uma infecção no tecido mamário. Em mulheres de mais idade, a preocupação maior é a prevenção do câncer de mama.

Nos homens, o câncer de mama também é uma possibilidade, embora muito menor: 1 em cada 100 pacientes desse tipo de câncer pertence ao sexo masculino. Entre eles, o problema mais atendido pelos mastologistas é a ginecomastia, que é um aumento na glândula mamária masculina causado por desequilíbrios hormonais na relação testosterona-estrogênio.
Leia o nosso artigo e Saiba Tudo sobre Ginecomastia: Sintoma, Diagnóstico e Tratamento”.

Relação entre Mastologistas e Cirurgiões-Plásticos

Há casos de câncer de mama que exigem intervenção cirúrgica, seja para remoção parcial ou total da mama. Os cirurgiões realizam biópsias mamárias e, se o diagnóstico for confirmado, removem o tecido atingido, procurando fazer o possível para manter a área em bom aspecto estético.

Além de tratarem doenças, os mastologistas também têm conhecimento acerca de procedimentos estéticos nas mamas. Por este motivo, eles podem trabalhar em parceria com os cirurgiões-plásticos analisando os quadros e decidindo se os procedimentos são viáveis e qual a melhor maneira de realiza-los.

Esses procedimentos estéticos incluem cirurgias de redução de mamas para mulheres ou para homens (em casos de ginecomastia) e implantação de silicone.

 

Cirurgias em Homens

Nos casos de câncer de mama, a mastectomia (remoção da mama) é realizada. Quando o problema for ginecomastia, há quatro tipos de tratamento cirúrgico:

  • Incisão de Webster
  • Incisão Peri-areolar circular
  • Incisão Peri-areolar com incisão no tórax
  • Incisão Peri-areolar com incisão submamária

Além destas cirurgias, também há a lipoaspiração, que consiste na aspiração de tecido adiposo, isto é, gordura acumulada na região. Ela é recomendada em casos de pseudoginecomastia, que ocorre quando o aumento mamário se deve exclusivamente à presença de gordura, mas também é aplicada como parte do procedimento em casos de ginecomastia verdadeira.

Dr. Wendell Uguetto

Muitos pacientes chegam até a clínica com certo receio ou hesitação sobre o tratamento de doenças da mama.
Costumo dizer que isso é resultado da falta de informação, principalmente pelo fato das pessoas buscarem informações em fontes que não são o médico cirurgião especialista. O primeiro e mais importante passo para tratar essa condição é a consulta e o diagnóstico. Afinal, caso a patologia seja identificada de maneira prematura, será possível seguir com um tratamento medicamentoso, evitando assim, uma intervenção cirúrgica.

No portal de nossa clínica, você vai encontrar informações em uma linguagem simples, para que possa compreender um pouco melhor o que é a Ginecomastia. Porém, quero reforçar que as informações contidas em meu site são meramente informativas e, de maneira alguma, substituem a consulta médica ou devem ser utilizadas para um autodiagnóstico.

Por isso, reitero que a consulta médica com um especialista é essencial para um diagnóstico correto, proporcionando a você o melhor tratamento para a cura da Ginecomastia. Agende a sua consulta!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.