Qual a Relação entre Ginecomastia e Câncer?

Publicado em: 14/09/2022 | Última Atualização em 17/10/2024 por Ginecomastia Tratamento

Em homens e mulheres, o desenvolvimento das mamas acontece de formas distintas: no primeiro caso, permanecem rudimentares e subdesenvolvidos; nas meninas, crescem durante a puberdade. Em ambos os casos, quando ocorre algum tipo de alteração nas mamas, é importante ficar atento. No caso dos homens, a ginecomastia é bastante comum, enquanto o câncer de mama afeta mulheres em todo o mundo. Neste contexto, entender se existe e qual é a relação entre ginecomastia e câncer é imprescindível.

Qual a Relação entre Ginecomastia e Câncer

Ginecomastia e Câncer de Mama: existe relação?

É possível dizer que a única relação entre ginecomastia e câncer de mama está no fato de ambas as condições se desenvolverem nas mamas. Mas, enquanto a ginecomastia afeta apenas os homens, o câncer de mama pode afetar ambos os sexos. 

Ginecomastia

A ginecomastia é o nome dado para o crescimento anormal das glândulas mamárias masculinas. Em geral, a condição é consequência de alterações hormonais durante a adolescência ou relacionadas a hábitos de vida e doenças subjacentes.

Na ginecomastia, é possível notar um tecido firme e de consistência elástica localizado ao redor do mamilo. O aumento do volume mamário pode ser de componente glandular (presença de glândula mamária), adiposo (pseudoginecomastia, causada por excesso de gordura) ou misto (com presença de glândula e gordura).

Câncer de mama

No câncer de mama, por sua vez, o paciente apresenta nódulos endurecidos, retração da pele e, em alguns casos, sangramentos e secreções no mamilo. A doença é causada pelo crescimento desordenado de células anormais. 

Em homens, o câncer de mama é uma realidade, mas a ocorrência costuma ser mais rara, ao contrário da ginecomastia. O tratamento inclui quimioterapia e/ou radioterapia, assim como pode ser necessário remover parte ou toda a mama afetada.

Como é o tratamento da ginecomastia

Como é o tratamento da ginecomastia?

O câncer de mama é uma doença grave e que pode levar os pacientes a óbito. O tratamento é muito mais complexo e oferece alguns efeitos colaterais que prejudicam a qualidade de vida dos pacientes. Já a ginecomastia é uma condição mais “simples”.

A relação entre ginecomastia e câncer ocorre no local acometido por ambas as condições, as mamas. Já os tratamentos são totalmente diferentes. No câncer, a quimioterapia, a radioterapia e a remoção da mama afetada são as principais opções.

Já a ginecomastia pode ser tratada, basicamente, de duas formas: através da prescrição de medicamentos para regular os níveis hormonais ou cirurgicamente. A cirurgia de ginecomastia remove as glândulas mamárias e resolve de uma vez por todas o problema.

Saiba como eliminar a Ginecomastia

O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico especializado no tratamento cirúrgico da ginecomastia. Nossa clínica recebe diariamente homens em busca de melhorar a autoestima e a qualidade de vida. Agende sua avaliação e saiba mais sobre o tema. 

Leia mais