Saiba quais são os benefícios de realizar a cirurgia de ginecomastia

Tempo de leitura: 6 minutos

Para os homens, o aumento das mamas pode causar angústia e constrangimento. Quando isso acontece, apenas 1% de todos os casos são causados por câncer de mama. Nos casos restantes, pode ser decorrente de uma condição benigna, como a ginecomastia, que é mais comum do que se imagina. O tratamento medicamentoso e o cirúrgico são os mais indicados. Mas quais são os benefícios de realizar a cirurgia de ginecomastia?

Bom, a resposta para essa pergunta é, na verdade, muito ampla. No entanto, muitas vezes pode ser difícil ver isso, principalmente por causa de todos os receios e as preocupações que englobam a decisão de passar por um procedimento cirúrgico. Por esse motivo, continue a leitura, pois neste artigo você poderá descobrir as principais vantagens de realizar a cirurgia!

Confira 6 benefícios de realizar a cirurgia de ginecomastia

Como mencionado anteriormente, o tratamento cirúrgico para ginecomastia oferece aos pacientes a chance de experimentar uma série de vantagens importantes. Alguns dos benefícios de realizar a cirurgia de ginecomastia mais comumente citados incluem:

Remoção eficiente do excesso de tecido mamário masculino

A cirurgia de ginecomastia é o principal tratamento para essa condição, pois, sem dúvidas, é o método mais eficiente e eficaz para remover o excesso de tecido mamário. Esse procedimento pode envolver excisão, lipoaspiração ou uma combinação de ambos para tratar a flacidez da pele, bem como o excesso de gordura para atingir os resultados desejados. 

O procedimento cirúrgico é indicado para pacientes que sofrem com o aumento das mamas há mais tempo e/ou não tiveram resultados satisfatórios com o tratamento medicamentoso.

Peitoral mais masculino

A sociedade tem uma ideia muito forte de como deve ser a aparência de homens e mulheres. Por isso, para a maioria das pessoas do sexo masculino, o aumento das mamas é um problema justamente por não se encaixar nos padrões. Dessa forma, eles sentem que a sua forma corporal não é compatível com o seu gênero.

Entre os benefícios de realizar a cirurgia de ginecomastia, então, é possível citar o retorno à aparência masculina. Afinal, o tratamento remove o excesso de tecido mamário, dando aos homens a opção de exibir um peito mais tonificado e um físico mais esculpido.

Melhora na confiança e na autoestima dos homens

Muitos homens podem ficar deprimidos como resultado das inseguranças corporais causadas pela ginecomastia, que não podem ser facilmente remediadas com mudanças no estilo de vida. Mas, além das mudanças físicas óbvias, vêm os efeitos colaterais não tão óbvios. Milhares de homens que sofrem com a condição também sofrem com outros fatores.

Por exemplo, é possível que a insegurança resulte em depressão e em ansiedade social, o que pode dificultar o dia a dia no trabalho, para conhecer pessoas novas e até mesmo aproveitar ao máximo os momentos de lazer, como ir à praia ou entrar na piscina.

E isso nem sempre é algo visível, já que alguns pacientes podem nem perceber o quanto a ginecomastia está afetando sua saúde mental. Pelo contrário, eles só descobrem após o procedimento, pois se sentem mais confortáveis ​​com e sem camisa e aproveitam muito mais a vida. 

Dessa forma, um dos benefícios de realizar a cirurgia de ginecomastia é justamente restaurar a sua aparência e sua confiança e autoestima, ajudando você a se sentir preparado para enfrentar qualquer situação.

Isso significa que você se sentirá mais confortável para interagir com amigos e outras pessoas, te aliviará do estigma social associado ao aumento das mamas e também vai ajudar a libertar a sua mente de pensamentos angustiantes.

Além disso, também permite que você use roupas mais justas em vez de camisetas largas e, inclusive, pode ficar sem camisa sem se preocupar com sua aparência. E você poderá realizar atividades físicas, como exercícios, corrida e natação com mais conforto, sem ficar constrangido.

Menos dor nas costas

A dor nas costas também é um problema comum em homens que sofrem de ginecomastia. Sim, é isso mesmo! O excesso de peso no peito muda sua postura, fazendo com que a parte superior da coluna fique arredondada, dando a você a aparência de costas ligeiramente arqueadas. 

Alguns homens também adotam essa posição para ajudar a fazer o peito parecer menor e menos pronunciado. No entanto, essa postura pode causar dores nas costas e problemas associados. 

Com o tempo, isso pode gerar uma dor crônica na coluna e, dependendo da gravidade da ginecomastia e da má postura, corre o risco da dor atingir ainda as nádegas e a região lombar.

Quando você passar pelo procedimento, então, poderá notar que um dos benefícios de realizar a cirurgia de ginecomastia é justamente manter uma postura melhor, eliminando qualquer dor nas costas. 

Mais facilidade para realizar atividades físicas

Não são apenas as mulheres com seios grandes que podem encontrar certos tipos de dificuldades para fazer atividades físicas. Todo esse excesso de tecido glandular pode tornar a atividade física incômoda ou até mesmo dolorosa para os homens também. No entanto, enquanto as mulheres têm pelo menos a opção de usar um sutiã para aliviar o desconforto, os homens sofrem. 

Neste contexto, a cirurgia de ginecomastia também é benéfica para eliminar esse problema e permitir que você faça qualquer atividade física que desejar, sem dor e sem chamar a atenção para o seu peitoral.

Resultados duradouros, cicatrizes imperceptíveis

Além de todos os outros benefícios de realizar a cirurgia de ginecomastia, é impossível não citar os resultados, que são considerados permanentes. Para tanto, é importante que a causa inicial da condição tenha sido diagnosticada e tratada corretamente, fazendo com que você não desenvolva mais tecido glandular em excesso no seu peito.

Também é importante manter alguns cuidados, a fim de garantir um resultado duradouro. Por exemplo, manter um peso saudável, não beber álcool em excesso, não tomar esteroides anabolizantes e etc.

Além disso, outro ponto que vale ressaltar é a cicatriz, que fica quase imperceptível com o passar do tempo. 

Agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto agora mesmo!

Obviamente, a cirurgia de ginecomastia não é necessariamente a opção certa para todos os homens que apresentam essa condição. Por isso, se você está sofrendo de excesso de tecido mamário e seus efeitos associados, mas está pensando em fazer uma cirurgia de ginecomastia para obter um tórax masculino firme e recuperar sua confiança, agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto!

Dessa forma, você terá à sua disposição um cirurgião plástico especializado em ginecomastia, que irá fazer algumas perguntas e solicitar os exames necessários, a fim de determinar se este procedimento é adequado para você. Entre em contato agora mesmo!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.

O que é Ginecomastia?
Causas da Ginecomastia
Graus da Ginecomastia
Tratamento para Ginecomastia
Cirurgia de Ginecomastia