Quando o aumento das mamas caracteriza ginecomastia?

Tempo de leitura: 2 minutos

A ginecomastia é um problema muito comum, ainda mais para adolescentes. Sendo assim, ela pode iniciar de diversas maneiras, sendo essencial, assim como em outras doenças, encontrar o diagnóstico rapidamente. Dessa forma, saber quais são os sintomas desse problema e poder diferenciar as dimensões de uma mama normal para uma mama com ginecomastia é muito importante para o paciente ter uma noção do seu problema e poder procurar a ajuda correta.

Ginecomastia: nem sempre o aumento da região do tórax é sinais da doença

Diferenciar ginecomastia de outros problemas como a pseudoginecomastia, que é apenas acúmulo de gordura na região das mamas, e de como tumores na região é essencial para encontrar as formas de tratamento indicadas para cada caso. Em casos de pseudoginecomastia, apenas a perda de peso já apresenta resultados, por exemplo. Sendo assim, conheça mais sobre os sintomas da ginecomastia e como investigar se você tem essa condição ou não:

Existe um tamanho ideal para as mamas masculinas?

Não existe um tamanho específico ou ideal para as mamas masculinas, mas o ideal é que elas não tenham protuberâncias ou seja possível palpar massas nelas. Sendo assim, um dos primeiros sintomas da ginecomastia é o aparecimento de um pequeno aumento atrás dos mamilos, que seria nada mais que a glândula começando a apresentar seu crescimento anormal. Então, o homem precisa conhecer seu corpo e apalpar seu peitoral. Se algo fora do normal for notado, pode ser sinal de ginecomastia grau 1, ou seja, a fase mais amena da condição.

Houve um crescimento anormal das mamas depois do uso de medicamentos ou anabolizantes?

Se depois de tomar medicamentos específicos ou depois de usar anabolizantes ou hormônios o homem perceber a presença de nódulos nas mamas, é sinal que pode estar havendo crescimento das glândulas por causa de desordem hormonal. O principal motivo da ginecomastia é a presença de hormônios femininos a mais do que é ideal, gerando assim sintomas diversos, sendo os mais comuns os problemas sexuais como disfunção erétil e crescimento das mamas.

Ao sentir qualquer massa estranha nas mamas, procure ajuda

Diferente da pseudoginecomastia onde o paciente sente apenas a gordura ao apalpar a região das mamas, com a ginecomastia é diferente. O paciente sente um pequeno nódulo macio e com bordas bem delimitadas. Se ele não estiver com nenhum tumor, esse nódulo é sua glândula! Sendo assim, procurar ajuda de um especialista é ideal para investigar esse problema e suas causas, encontrando assim o tratamento ideal para a condição. Deve ser lembrado que a ginecomastia tem cura.

Conte com Dr. Wendell Uguetto

Ao agendar sua consulta, você será avaliado e irá receber todo o atendimento necessário para cuidar da sua Ginecomastia! Além disso, através de um exame completo e detalhado, prescrição médica do tratamento e acompanhamento mensal e completo você terá todo o apoio para se livrar da ginecomastia. Agende agora mesmo sua consulta!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.