Quando é possível retomar a rotina de exercícios depois da cirurgia de ginecomastia?

Tempo de leitura: 3 minutos

O aumento da glândula mamária em homens é chamado de ginecomastia. Embora não seja considerado um problema grave de saúde, é uma das principais razões para que homens busquem auxílio especializado em um consultório de cirurgia plástica.

A condição afeta a autoestima e causa grandes desconfortos psicológicos e a cirurgia de correção da ginecomastia é uma das alternativas para diminuir o tamanho das mamas nesses casos. Apesar disso, o procedimento gera algumas dúvidas. 

Uma das mais comuns é: em quanto tempo é possível retomar a rotina de exercícios depois da cirurgia de ginecomastia?

Quando o tratamento cirúrgico da ginecomastia é indicado

Antes de esclarecer quando é possível retomar a rotina de exercícios após a cirurgia de ginecomastia, uma dúvida tão comum entre os pacientes diagnosticados com a condição, é importante entender quando o procedimento deve ser indicado e como ele funciona.

O tratamento cirúrgico da ginecomastia é indicado para casos de pacientes com mais de 12 a 18 meses de progressão e que não tiveram regressão completa da ginecomastia apenas com o uso de medicamentos ou de forma espontânea. 

A cirurgia pode ser antecipada para pacientes jovens com grau avançado de ginecomastia que estejam em grande sofrimento psicológico. Apesar disso, é importante que causas subjacentes (excesso de peso, presença de tumores, consumo de hormônios, anabolizantes, álcool e outras drogas) sejam tratadas previamente.

Tipos de cirurgia de ginecomastia

O tipo de procedimento cirúrgico para corrigir a ginecomastia pode variar de acordo com a natureza do aumento das mamas.

A lipoaspiração tradicional ou a laser, por exemplo, pode ser indicada para pacientes com excesso de volume mamário de natureza puramente adiposa (lipomastia ou pseudoginecomastia).

Nos casos de ginecomastia verdadeira, quando os pacientes apresentam componente glandular, o tipo de tratamento cirúrgico varia conforme o grau de hipertrofia da glândula mamária e da quantidade de sobra de pele.

A cirurgia de ginecomastia com lipoaspiração para retirada do componente gorduroso e melhor isolamento da glândula pode ser indicada em todos os casos.

Outra dúvida frequente está relacionada a quanto tempo demora para desinchar a cirurgia de ginecomastia. Uma das recomendações do pós-operatório é a utilização de cinta compressiva por, no mínimo, um mês e meio, para evitar inchaços, dores e hematomas.

E a rotina de exercícios: quando é possível retomar?

Após a cirurgia de ginecomastia, o paciente deve evitar atividades físicas pesadas e movimentos extenuantes que envolvam os músculos do peitoral até que o médico faça uma avaliação pós-operatória e libere a retomada dos exercícios.

Em geral, o paciente pode voltar a praticar exercícios leves com uma semana de pós-operatório. Entre a terceira e a quarta semana, existe a possibilidade de o cirurgião liberar a prática de atividades mais intensas, evitando movimentos fortes no tórax.

A partir da sexta semana já é possível para a maioria dos pacientes retomar a rotina de exercícios depois da cirurgia de ginecomastia, inclusive as atividades que envolvem movimentos mais vigorosos na região do peitoral. 

De toda forma, é fundamental seguir todas as recomendações do médico para o pós-operatório do procedimento e consultar o cirurgião plástico antes de voltar a prática de atividades físicas.

Agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto e tire suas dúvidas!

O tratamento da ginecomastia é uma das especialidades do Dr. Wendell Uguetto, cirurgião plástico especialista em procedimentos masculinos. 

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Agende uma consulta com um cirurgião plástico para homens e saiba tudo sobre a prática de exercícios após a cirurgia de ginecomastia!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.

O que é Ginecomastia?
Causas da Ginecomastia
Graus da Ginecomastia
Tratamento para Ginecomastia
Cirurgia de Ginecomastia