Pós-operatório de ginecomastia: dicas e o que esperar

Tempo de leitura: 6 minutos

A cirurgia de ginecomastia é um procedimento que remove o excesso de tecido mamário para criar um resultado suave e com contornos que parecem masculinos. O processo de recuperação pode variar muito de indivíduo para indivíduo. No entanto, de forma geral, os homens ainda têm diversas dúvidas sobre o pós-operatório de ginecomastia.

Dito isso, antes de mais nada, deve-se levar em consideração que a recuperação total da cirurgia de ginecomastia pode variar, levando várias semanas, dependendo da técnica usada, da idade do paciente e de seu histórico de saúde.

Ainda assim, é possível dar algumas dicas e falar um pouco sobre o que esperar do pós-operatório de ginecomastia. Portanto, continue lendo para saber mais.

Dicas para o pós-operatório de ginecomastia

Obviamente, a primeira dica para o pós-operatório de ginecomastia não poderia ser outra além de sempre seguir as instruções e recomendações fornecidas pelo seu cirurgião. 

Isso é extremamente importante para obter os melhores resultados possíveis e pode incluir diversos cuidados. Como é o caso, por exemplo, da utilização de faixa compressiva ou malha cirúrgica por um determinado tempo e comparecer em todas as consultas indicadas após o procedimento.

Como em qualquer cirurgia, o corpo precisará se recuperar do trauma causado pelo procedimento e a cirurgia de ginecomastia não é diferente. Assim, descanse e durma bastante, especialmente durante a primeira semana após a cirurgia. Certifique-se de dormir de costas e se apoiar em travesseiros. Evite dormir de bruços ou de lado por 2 semanas após o procedimento.

Além disso, limite as suas atividades, principalmente a prática de exercícios físicos intensos, para ajudar o corpo a se recuperar durante esse período em que está mais suscetível a lesões e contribuir para não prolongar o período de recuperação. Ao voltar para a academia, avance lentamente com aumentos graduais de intensidade até voltar ao nível de atividade pré-procedimento.

Em caso de dor e inchaço, pode-se aplicar uma compressa fria no peito para minimizar. No entanto, os pacientes não devem aplicar a compressa fria diretamente na pele. E, se tiver sensações de coceira, que são comuns no período imediato após a cirurgia, evite arranhar a área.

Também é fundamental evitar bebidas alcoólicas e todos os tipos de fumo por pelo menos duas semanas antes e depois da cirurgia. Não se esqueça, ainda, de fazer uma dieta leve e saudável, e caso seja recomendado pelo médico, suplementos com vitaminas e micronutrientes podem ser utilizados para promover a cicatrização.

Mantenha-se devidamente hidratado e use roupas largas, especialmente camisetas que não exijam que você levante os braços para colocá-las.

E o que esperar do pós-operatório de ginecomastia?

De modo geral, confira algumas coisas que você pode esperar do pós-operatório de ginecomastia. Lembre-se, no entanto, que cada paciente é único em termos de resposta natural de recuperação do corpo e tolerância à dor. Além disso, o tipo de técnica cirúrgica usada e a quantidade de tecido em excesso que precisa ser removido também têm impacto na recuperação. 

Dessa forma, a experiência pode ser diferente, uma vez que cada paciente pode experimentar diferentes coisas ao longo do pós-operatório de ginecomastia .

Do 1º ao 6º dia do pós-operatório de ginecomastia

Imediatamente após a cirurgia, os pacientes podem sentir dor moderada, aperto ou sensibilidade no peito. A intensidade dessa dor será diferente com base na tolerância à dor de cada paciente, bem como na extensão da cirurgia. Se necessário, o desconforto e outros sintomas podem ser controlados com medicamentos prescritos pelo cirurgião.

Alguns pacientes ainda apresentam áreas de menor sensibilidade ou dormência. Dependendo da anestesia, essa dormência pode durar mais do que apenas 3 dias. Além disso, alguns pacientes podem sentir náuseas com a anestesia utilizada no procedimento.

Embora os pacientes possam notar os resultados imediatamente, a área do tórax pode parecer inchada. Recomenda-se o uso de uma cinta de compressão para ajudar a reduzir o inchaço e o desconforto e auxiliar na cicatrização.

Para a maioria dos pacientes, é recomendado também o repouso total durante este período, com atividades limitadas à caminhada leve. Os pacientes devem evitar tomar banho por 24 horas.

Na 1ª semana do pós-operatório

Com 1 semana de pós-operatório de ginecomastia, muitos pacientes experimentam uma diminuição da dor e do inchaço. A maioria deles, inclusive, consegue voltar ao trabalho e fazer alguma atividade física leve. 

No entanto, movimentos extenuantes que envolvam os músculos peitorais devem ser evitados até que o cirurgião os libere. Além disso, se o procedimento envolveu pontos, você pode precisar removê-los. Assim como, se exigiu o uso de um dreno, ele poderá ser removido. 

As roupas de compressão devem continuar a ser usadas ao longo do dia. Muitos pacientes se sentirão confortáveis ​​dormindo de barriga para cima, dormir de lado ou de bruços ainda deve ser evitado.

Na 2ª semana após a cirurgia

A maioria dos homens se sente completamente bem e pode realizar muitas atividades diárias normais sem dor. Você deve continuar a evitar exercícios extenuantes. No final da segunda semana, você geralmente consegue dormir de lado ou de bruços. As roupas de compressão devem continuar a ser usadas ao longo do dia.

Na 3ª a 4ª semanas dos pós-operatório de ginecomastia

O cirurgião permite que a maioria dos pacientes comece a praticar exercícios normais, embora os que visam trabalhar especificamente o tórax ainda devam ser evitados. As malhas de compressão não são mais necessárias e a maioria dos pacientes poderá tomar banho. O inchaço e hematomas no tórax costumam desaparecer neste período, revelando os resultados finais do procedimento.

Na 6ª semanas após a cirurgia

A maioria dos pacientes consegue fazer qualquer tipo de exercício, incluindo movimentos mais vigorosos que trabalhem a região torácica. O paciente ainda pode dormir em qualquer posição. No entanto, também pode haver algum inchaço, que tende a desaparecer espontaneamente após algumas semanas.

Agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto

Se a sua dúvida é sobre o que esperar em relação à cicatriz resultante da cirurgia de ginecomastia, saiba que um cirurgião plástico experiente fará o procedimento com uma pequena incisão em áreas de baixa visibilidade. Dessa forma, resultando em cicatrizes pequenas e discretas.

Portanto, se você é um homem que vive com ginecomastia, a cirurgia pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e ter uma autoestima melhor. Agende uma consulta agora mesmo com o Dr. Wendell Uguetto!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.