Ginecomastia: quando procurar tratamento especializado?

Tempo de leitura: 3 minutos

A resistência em buscar ajuda médica especializada é muito comum entre pacientes homens. Mas, existe uma condição bastante característica que atinge exclusivamente esse público: é a ginecomastia, nome para hipertrofia das mamas masculinas.

No entanto, embora seja considerada uma condição benigna na maioria dos casos, afeta a aparência, interferindo na qualidade de vida e na autoestima. Neste sentido, uma dúvida muito comum sobre o tema é, afinal, quando procurar tratamento especializado?

O que é e quais as causas da ginecomastia?

Mamas aumentadas, dores e sensibilidades são as principais características da condição chamada de ginecomastia. Em resumo, a ginecomastia é a hipertrofia das mamas, ou seja, o desenvolvimento anormal e excesivo das mamas em pessoas do sexo masculino.

A ginecomastia pode ser de componente adiposo, componente glandular ou mista. No primeiro caso temos o que é conhecido como lipomastia ou pseudoginecomastia, uma vez que é resultado de um acúmulo de tecido adiposo (gordura).

Já a ginecomastia verdadeira, marcada pela presença exclusiva de componente glandular ou uma combinação entre componente glandular e adiposo, é resultado de alterações hormonais causadas por agentes internos ou externos. Vamos explicar melhor a seguir.

Causas da ginecomastia

Primeiramente, é importante deixar claro que o desenvolvimento da ginecomastia pode afetar o homem em todas as fases da vida. Sendo assim, recém-nascidos, adolescentes, adultos e idosos podem desenvolver a hipertrofia das mamas por razões variadas.

Em recém-nascidos, por exemplo, as mamas desenvolvidas são uma reação do organismo ao estrogênio da mãe. Já nos adolescentes entre 12 e 15 anos, a ginecomastia tem relação com níveis elevados de estrogênio e atraso no aumento dos níveis de testosterona. 

No caso dos homens adultos ou idosos, alterações hormonais nos níveis de testosterona também podem causar a ginecomastia. Além disso, existem outras condições e fatores externos que contribuem para o crescimento das mamas em homens:

  • hipertireoidismo;
  • insuficiência renal;
  • defeitos de cunho congênito;
  • efeitos e reações a medicamentos;
  • quimioterapia e radioterapia;
  • doenças hepáticas, principalmente crônicas;
  • ampla exposição ou contato com estrogênio;
  • tratamentos que utilizam de radiação na área dos testículos;
  • utilização ou exposição a hormônios esteroides e anabolizantes;
  • tratamentos de cunho hormonal para pacientes com câncer de próstata.

Agora que as causas da ginecomastia já foram esclarecidas, vamos retomar a pergunta inicial: afinal, quando procurar tratamento especializado em ginecomastia? De modo geral, qualquer alteração corporal de origem desconhecida merece acompanhamento. 

Tratamento da ginecomastia: quando fazer e quais as opções?

Tratamento da ginecomastia

O médico, seja um clínico geral, um endocrinologista ou um mastologista (especialista em mamas), deve ser procurado tão logo o paciente note alterações nas mamas. Mas, o tratamento apenas é indicado quando o paciente sente desconforto estéticos ou físicos. 

Neste sentido, existem duas opções: tratamento medicamentoso para aliviar os sintomas e recuperar o equilíbrio emocional e o tratamento cirúrgico. A cirurgia de ginecomastia é um tratamento definitivo que consiste na remoção de uma ou ambas as glândulas mamárias. 

A cirurgia de ginecomastia, feita por um cirurgião plástico para homens, é uma das cirurgias plásticas mais realizadas pelo público masculino. Embora resulte em alterações estéticas, a realização do procedimento também tem um objetivo reparador extremamente benéfico.

Dúvidas sobre a cirurgia de ginecomastia? Agende uma consulta

O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico especializado em cirurgia para homens. Se você pensa em realizar a cirurgia de ginecomastia, mas tem dúvidas sobre o procedimento, agende agora uma consulta e faça uma avaliação completa.

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.

O que é Ginecomastia?
Causas da Ginecomastia
Graus da Ginecomastia
Tratamento para Ginecomastia
Cirurgia de Ginecomastia