Ginecomastia: quando ir ao médico?

                 

Cerca de 40% dos homens sofrem de ginecomastia em alguma parte de sua vida, principalmente na adolescência. Deve-se investigar esse problema, e buscar um tratamento para ginecomastia. Para o paciente, a menor mudança em seu corpo pode ser suficiente para ele ter vergonha de sair de casa, tirar a camisa em público ou até mesmo relacionar-se socialmente.

Tratamento para ginecomastia: qual a hora certa de buscar ajuda?

A ginecomastia é um problema caracterizado pelo aumento anormal das mamas masculinas em alguma parte de sua vida. Podendo ser causada por doenças, desordens hormonais e até uso de medicamentos, pode gerar diversos transtornos para o paciente. Sendo assim, saiba mais quando procurar ajuda médica ao constatar mudanças anormais em seu peitoral:

Antes de procurar tratamento, é importante saber qual especialista consultar

Tanto o cirurgião plástico como o endocrinologista poderão diagnosticar ginecomastia; no entanto, o tratamento dependerá de um estudo baseado em exames complementares, que podem ser clínicos ou cirúrgicos. Ao não ter opções de tratamento clínico, o ideal é que um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, seja buscado para tratamento final dessa condição.

Qual a hora certa para procurar ajuda médica?

Não existe uma hora certa para o paciente procurar ajuda médica. O indicado é que ele procure assim que sentir os primeiros sintomas da condição que podem incluir: aumento das mamas, dores e inchaços no local, por exemplo.

É importante citar que pessoas obesas, adolescentes e pessoas que usam medicamentos que podem causar problemas hormonais devem procurar o médico também, pois a ginecomastia é um problema hormonal e não um simples depósito de gordura no local das mamas.

O que é cirurgia de ginecomastia?

Como dito acima, uma das formas de tratamento da ginecomastia é pela forma cirúrgica, onde as glândulas mamárias são retiradas, mas não precisa ter medo. Apesar de ser um procedimento invasivo, o paciente fica com cicatrizes menores de 1 centímetro e podem voltar ao trabalho em 3 dias.

Esta operação deve ser realizada em ambiente hospitalar, na sala de cirurgia, também com cirurgião plástico e anestesista. Geralmente dura de 1h a 1h30. Às vezes, o procedimento envolve lipoaspiração perto do tórax para obter um acabamento melhor, mas este não seria um passo recomendado em todos os casos.

Conte com Dr. Wendell Uguetto

Com diversos anos de experiência em diagnosticar, acompanhar, e realizar tratamentos para ginecomastia, o Dr. Wendell possui toda a estrutura para te ajudar a se livrar da ginecomastia. Agende sua consulta!

Leia mais