Ginecomastia pode causar Câncer de Mama?

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar de raro, o câncer de mama em homens existe e precisa ser combatido. Compreender os sinais de câncer de mama em homens é um dos primeiros passos para que possa ser encontrado o diagnóstico e, consequentemente o tratamento adequado.

Sinais de câncer de mama em homens: atente-se e faça os exames!

Os sinais e sintomas do câncer de mama em homens são específicos e se percebidos prontamente, colaboram muito com o diagnóstico e tratamento. Saiba mais!

Sintomas do câncer de mama em homens

Apesar desses sintomas não diagnosticarem o problema por si só, são sinais importantes que mostram que algo não está normal nas mamas masculinas. Nódulos no local, vermelhidão, crescimento anormal da mama, pele enrugada ou ondulada, secreção de líquido ou sangue pela mama e inchaço das glândulas embaixo do braço são os principais sintomas deste problema.

O autoexame é importante: assim como feito nas mulheres, os homens que possuem alguma suspeita de câncer de mama, devem realizar o autoexame, que consiste em realizar movimentos circulares em diferentes áreas da mama, a fim de encontrar alguma alteração, assim com o tumor em si.

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de mama em homens é feito a partir da mamografia, ultrassom da mama e biópsia. Outros exames complementares são indicados para investigar se há metástase do câncer, como no caso do raio-x do tórax, tomografia abdominal e cintilografia óssea.

Tipos e causas

Assim como outros tipos de tumores malignos, o câncer de mama masculino possui alguns tipos, entre eles: carcinoma ductal in situ, carcinoma ductal invasivo, carcinoma lobular invasivo e câncer de mama inflamatório. Todos os tipos são perigosos e merecem tratamento.

Não existem causas específicas e determinadas que irão causar um câncer de mama em homens, porém alguns fatores contribuem para o aparecimento desse problema, como a idade, obesidade, doenças testiculares, mutações cromossômicas, uso de anabolizantes, exposição a radiação e doença anterior de mamas, como por exemplo ginecomastia ou tumores benígnos.

Tratamento

O câncer de mama em homens possui diversos tratamentos, entre eles os invasivos que envolvem a cirurgia de retirada dos tumores e os não invasivos, que utilizam de métodos químicos para diminuir e extirpar os tumores. Confira:

Métodos invasivos

Como a mama masculina tem um tamanho menor que a feminina, o tratamento cirúrgico geralmente retira todo o tecido mamário do homem, assim como também remove uma pequena região em volta do problema, chamada de margem de segurança.

Geralmente a cirurgia também inclui a retirada do linfonodo sentinela, um gânglio localizado embaixo da axila.

Métodos não invasivos

Dependendo do tamanho do tumor, outros métodos podem ser usados, como a radioterapia, quimioterapia e até mesmo tratamento de bloqueio hormonal.

Conte com o Dr. Wendell Uguetto

Com o Dr. Wendell Uguetto, você vai receber todo o atendimento necessário para seu problema. Além disso, através de um exame completo e detalhado, prescrição médica do tratamento e acompanhamento mensal e completo, você terá todo o amparo que precisa para enfrentar a doença.

Faça já sua avaliação com o Dr. Wendell Uguetto!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.