Ginecomastia em homens acima do peso: como diferenciar de pseudoginecomastia?

Tempo de leitura: 3 minutos

A pseudoginecomastia é uma condição em que a área da mama masculina apresenta excesso de tecido adiposo (gordura) atrás, ao redor e sob os mamilos. 

Embora “pseudo”, que significa falso ou mascarar outra coisa, a “ginecomastia falsa” é um problema muito real para alguns homens, além de causar problemas físicos e psicológicos. 

Compreendendo a pseudoginecomastia

O termo comumente usado para descrever o tórax masculino que parece dilatado, gorduroso ou feminino é geralmente “ginecomastia”. 

No entanto, nem todos os homens com seios de aparência feminina têm ginecomastia verdadeira – alguns realmente têm uma condição chamada pseudoginecomastia, que pode parecer semelhante, mas tem uma causa subjacente única.

Como tratar a pseudoginecomastia

O tratamento de primeira linha para a pseudoginecomastia é a perda de peso. À medida que você perde gordura corporal, seu peito também tende a ficar menor. 

A maioria dos homens usa uma combinação de mudanças na dieta e um aumento nos exercícios para perder peso e modelar o peito.

Ao perder peso, alguns homens descobrem que usar camisas de compressão cria a ilusão de um peito mais magro e plano. Alguns cavalheiros ainda podem ficar com pseudoginecomastia, apesar de atingirem seu peso ideal.

Nenhum caso é igual

O tratamento dependerá do grau de tecido adiposo residual e da existência ou não de um componente de pele solta. 

A lipoaspiração sozinha pode ser realizada para remover depósitos de gordura teimosos. Se houver pele solta além da gordura residual, um componente da pele também precisa ser reduzido (removido) para firmar a pele. 

Em muitos pacientes, a aréola (a pele de pigmentação escura ao redor do mamilo) pode estar dilatada e ser fonte de constrangimento.

Como diferenciar estar acima do peso (pseudoginecomastia) de ter ginecomastia?

Existem dois tecidos que constituem os seios masculinos e femininos – o tecido glandular e o tecido adiposo. A ginecomastia é uma proliferação de ambos os tipos de tecido, enquanto a pseudoginecomastia é um excesso de tecido adiposo

O excesso de tecido adiposo observado na pseudoginecomastia  é bastante fácil de tratar. 

Esses peitos masculinos são o que acontece quando você ganha uns quilos a mais e geralmente são o resultado de decisões de estilo de vida – comer muito e fazer poucos exercícios.

Em teoria, pode ser tratada com lipoaspiração. Mas ir à academia e comer direito é uma forma mais prática (e menos cara).

Como tratar a ginecomastia “verdadeira”

O tratamento recomendado para a ginecomastia verdadeira é a cirurgia de redução da mama masculina. Durante a operação, o Dr. Wendell Uguetto utiliza técnicas de excisão cirúrgica para remover o tecido glandular.

Ele também pode usar a lipoaspiração para remover o tecido adiposo. O excesso de pele flácida pode ser removido e a pele restante tensionadas, se preciso, para que o contorno torácico desejado seja atingido.

Fale com o especialista hoje 

Você está preocupado com o formato do seu peito? Você não está sozinho. Durante sua consulta, o Dr. Wendell Uguetto o aconselhará se você tem pseudoginecomastia ou ginecomastia. Ele examinará seu tórax, revisará seu histórico médico e explicará suas opções de tratamento

Para agendar uma consulta entre em contato no WhatsApp.

 

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.