Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Doutor Wendell Uguetto fez residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da USP e foi aprovado em primeiro lugar na residência de Cirurgia Plástica no mesmo Hospital.
Ginecomastia em homens acima do peso: como diferenciar de pseudoginecomastia?
Publicado em: 28/01/2021 | Última Atualização em 17/10/2024
A pseudoginecomastia é uma condição em que a área da mama masculina apresenta excesso de tecido adiposo (gordura) atrás, ao redor e sob os mamilos.
Embora “pseudo”, que significa falso ou mascarar outra coisa, a “ginecomastia falsa” é um problema muito real para alguns homens, além de causar problemas físicos e psicológicos.
Compreendendo a pseudoginecomastia
O termo comumente usado para descrever o tórax masculino que parece dilatado, gorduroso ou feminino é geralmente “ginecomastia”.
No entanto, nem todos os homens com seios de aparência feminina têm ginecomastia verdadeira – alguns realmente têm uma condição chamada pseudoginecomastia, que pode parecer semelhante, mas tem uma causa subjacente única.
Como tratar a pseudoginecomastia
O tratamento de primeira linha para a pseudoginecomastia é a perda de peso. À medida que você perde gordura corporal, seu peito também tende a ficar menor.
A maioria dos homens usa uma combinação de mudanças na dieta e um aumento nos exercícios para perder peso e modelar o peito.
Ao perder peso, alguns homens descobrem que usar camisas de compressão cria a ilusão de um peito mais magro e plano. Alguns cavalheiros ainda podem ficar com pseudoginecomastia, apesar de atingirem seu peso ideal.
Nenhum caso é igual
O tratamento dependerá do grau de tecido adiposo residual e da existência ou não de um componente de pele solta.
A lipoaspiração sozinha pode ser realizada para remover depósitos de gordura teimosos. Se houver pele solta além da gordura residual, um componente da pele também precisa ser reduzido (removido) para firmar a pele.
Em muitos pacientes, a aréola (a pele de pigmentação escura ao redor do mamilo) pode estar dilatada e ser fonte de constrangimento.
Como diferenciar estar acima do peso (pseudoginecomastia) de ter ginecomastia?
Existem dois tecidos que constituem os seios masculinos e femininos – o tecido glandular e o tecido adiposo. A ginecomastia é uma proliferação de ambos os tipos de tecido, enquanto a pseudoginecomastia é um excesso de tecido adiposo
O excesso de tecido adiposo observado na pseudoginecomastia é bastante fácil de tratar.
Esses peitos masculinos são o que acontece quando você ganha uns quilos a mais e geralmente são o resultado de decisões de estilo de vida – comer muito e fazer poucos exercícios.
Em teoria, pode ser tratada com lipoaspiração. Mas ir à academia e comer direito é uma forma mais prática (e menos cara).
Como tratar a ginecomastia “verdadeira”
O tratamento recomendado para a ginecomastia verdadeira é a cirurgia de redução da mama masculina. Durante a operação, o Dr. Wendell Uguetto utiliza técnicas de excisão cirúrgica para remover o tecido glandular.
Ele também pode usar a lipoaspiração para remover o tecido adiposo. O excesso de pele flácida pode ser removido e a pele restante tensionadas, se preciso, para que o contorno torácico desejado seja atingido.
Fale com o especialista hoje
Você está preocupado com o formato do seu peito? Você não está sozinho. Durante sua consulta, o Dr. Wendell Uguetto o aconselhará se você tem pseudoginecomastia ou ginecomastia. Ele examinará seu tórax, revisará seu histórico médico e explicará suas opções de tratamento.
Para agendar uma consulta entre em contato no WhatsApp.
O Dr. Wendell Uguetto, especialista em ginecomastia é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP. Atualmente, atende em consultórios localizados no bairro Ibirapuera e no Hospital Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo.
Para mais informações ou agendamento de consulta, entre em contato pelos telefones (11) 2893-3348 ou (11) 98211-0450.