Existe método natural para tratar ginecomastia?

04/03/2022

O excesso do tecido glandular mamário causa o aumento da mama masculina, levando-nos ao diagnóstico da ginecomastia. Essa característica é comum em muitos homens, sobretudo na fase da puberdade ou adolescência (entre 12 e 15 anos). Nessa fase, homens que desenvolvem menos testosterona têm maior tendência a desenvolver a ginecomastia. 

Ainda que seja, a princípio, uma questão hormonal da adolescência, outros aspectos e fatores biológicos podem causar a ginecomastia. Até mesmo na fase adulta, a ginecomastia pode, também, estar associada a níveis inferiores de testosterona no organismo ou exposição direta ao estrogênio (hormônio sexual feminino). 

Outro fator que pode ser confundido com a ginecomastia é o acúmulo de gordura na região da mama. Nesse sentido, o acúmulo de células de gordura gera volume na área específica, ganhando o nome de pseudoginecomastia, mas não se configura como ginecomastia. 

Método natural para tratar ginecomastia

Uma vez que o crescimento irregular das mamas é uma questão de estética e saúde para a maioria dos homens, é importante entender mais sobre as causas e como tratar a ginecomastia. Passada a fase da adolescência, muitos dos que vivem com ginecomastia se perguntam se de fato existe método natural para tratar ginecomastia. Acompanhe a leitura até o final e entenda mais sobre o assunto, além de ter conhecimento sobre a eficácia de métodos de tratamento alternativo.

Ginecomastia: existe tratamento natural? 

Sabendo que a causa da ginecomastia é majoritariamente hormonal e em alguns casos acúmulo de gordura na região da mama, tratamentos caseiros e naturais não são recomendação médica. A princípio, o diagnóstico de um cirurgião plástico para homens é o mais recomendado para iniciar o tratamento da ginecomastia

Ainda assim, muitos homens optam por soluções ineficazes. Afinal de contas, o medo de ser algo mais sério é o primeiro pensamento de muitos afetados por essa doença. Sabendo disso, separamos alguns supostos métodos naturais para tratar ginecomastia que rondam o imaginário de muitos homens e geram mais angústia e incertezas. 

Gelo 

Compressas de gelo são usadas em muitos momentos da nossa vida, mas não é um método natural para tratar ginecomastia. A praticidade de aplicar uma compressa de gelo sobre a região das mamas parece uma boa ideia, mas o gelo, com suas propriedades químicas, só irá reduzir a dor e inchaço momentâneo do local após a cirurgia de ginecomastia.  

Ervas e remédios naturais 

Outra ação muito comum entre as pessoas do mundo todo é o uso de ervas e recursos naturais na cura de diferentes doenças. Quem nunca ouviu a recomendação de uma avó, pais ou mãe para usar ervas naturais em diferentes situações de saúde? Com a ginecomastia não seria diferente. 

Por se tratar de uma questão hormonal, ervas não se configuram como uma solução prática e eficaz para a ginecomastia. O ideal é sempre buscar um cirurgião plástico especialista em tratamentos em homens para diagnósticos e soluções seguras e eficazes. 

Massagem local 

Devido ao aspecto de inchaço deixado na mama pela ginecomastia, muitas pessoas acreditam que massagens locais serão eficazes no desaparecimento da protuberância. Acontece que, mesmo usando cremes específicos, a produção hormonal não irá cessar, mantendo a ginecomastia no corpo do homem que busca a solução. 

Portanto, a verdade é que não há um método natural para tratar ginecomastia. Pelo menos não em forma de solução caseira ou comprovação médica. Além dos métodos citados acima, existem diversos relatos de óleos e tratamentos alternativos que foram ineficazes contra a ginecomastia. Isso pode prejudicar muitos interessados no tratamento, justamente por gerar ainda mais frustração em quem quer se livrar do excesso de tecido glandular. 

Exercício físico e perda de peso são eficazes contra ginecomastia? 

Outra dúvida muito frequente entre homens é sobre a eficácia de exercícios físicos e perda de peso contra a ginecomastia. Para muitos especialistas, esses dois tópicos se destacam positivamente enquanto método natural para tratar ginecomastia. Isso se deve ao fato de que o exercício dos músculos da região da mama pode moldar o peitoral, o deixando uniforme e sem volume no formato de cone – característico da ginecomastia.  

Existe método natural para tratar ginecomastia2

Além da musculação, a perda de peso pode auxiliar homens que desejam se livrar da ginecomastia. Nesse caso, em específico, apenas a pseudoginecomastia (causada por acúmulo de células de gordura) pode ser tratada. Queimar a gordura localizada na região da mama fará com que o volume diminua. Ainda assim, o ideal é procurar um profissional especialista antes de qualquer diagnóstico ou prática. 

Como tratar a ginecomastia? 

Dentre as diversas pesquisas acadêmicas a respeito da ginecomastia, diferentes métodos são levantados e discutidos, mas nenhum deles é caseiro. Portanto, é importante ter calma e entender que, ainda assim, nem tudo está perdido. 

Atualmente, um dos tratamentos existentes é o medicamentoso. É de responsabilidade dos profissionais da medicina a indicação dos medicamentos e, sobretudo, a intervenção cirúrgica. O processo de retirada com cirurgia é indicado quando os sintomas permanecem por mais de 18 meses ou quando o paciente tem demandas específicas.

Ressaltamos que todo e qualquer tratamento para ginecomastia deve ser feito com a recomendação e acompanhamento de um médico especialista na área – um cirurgião voltado para fisiologia masculina. Além da qualificação profissional, esteja atento à estrutura oferecida e responsabilidade com o tratamento: isso faz toda diferença na qualidade do resultado.

Precisa tratar a ginecomastia? Conte com o Dr. Wendell Uguetto

Sabemos que não existe método natural para tratar ginecomastia e, por isso, um tratamento clínico é indispensável para pacientes insatisfeitos com a própria aparência. Não conseguir tirar a blusa na praia e aproveitar o calor sem camisa são ações que afetam a saúde psicológica de muitos, e estão a um passo de voltar ao cotidiano de pacientes com ginecomastia.

Para isso, basta entrar em contato com o time do Dr.Wendell Uguetto. Ele é um profissional especialista em Ginecomastia e tem em seu currículo prêmios de destaque na área, como o da Quality, de melhor cirurgião de 2011. Marque sua consulta, entenda mais sobre a Ginecomastia e recupere sua autoestima de volta.

0/5 Singular: (0 Análise)
Leia mais