Entenda o que é pseudoginecomastia

30/04/2018

Você já deve ter ouvido falar em academias, escolas ou médicos sobre ginecomastia, uma enfermidade que atinge somente homens e que consiste no aumento excessivo das mamas. O seu aumento é por conta do crescimento das glândulas mamárias, que pode ser ocasionada por desequilíbrios hormonais.

A ginecomastia pode ser facilmente confundida com a pseudoginecomastia, já que os sintomas são basicamente os mesmos: aumento excessivo das mamas. Contudo, as duas são bem diferentes, bem como, suas causas.

O que é pseudoginecomastia?

A pseudoginecomastia é o aumento excessivo das mamas no homem, por conta do acúmulo de gordura na região. Ou seja, sua principal causa é o aumento de peso.

Para não confundir a pseudoginecomastia com ginecomastia, a melhor forma é apalpar a região da mamas, perto da aréola. Se a região estiver mole, é porque há gordura, ou seja, é pseudoginecomastia. Do contrário, se estiver dura, densa e até mesmo dolorida, trata-se de ginecomastia.

O critério para um homem ter ou não pseudoginecomastia é incerto. A principal causa é o aumento de peso, contudo, ela não é exclusiva a homens com obesidade mórbida, podendo atingir até mesmo aqueles que apenas estão acima do peso.

Como tratar a pseudoginecomastia?

Por ser caracterizada pelo acúmulo de gordura, a melhor forma de tratar a pseudoginecomastia é reduzindo peso. Contudo, o procedimento precisa ser bem direcionado para a região da mamas.

Existem dietas que permitem reduzir a gordura do corpo que são à base de alimentos alcalinos e ricos em água como brócolis, abacaxi, melancia e outros. Vale procurar um nutricionista para saber qual a dieta mais indicada.

Além disso, a prática de exercícios físicos também pode ajudar. Porém, precisam ser voltados para a perda de peso e gordura. Do contrário, podem contribuir para o aumento de massa corporal, deixando a região ainda mais inchada.

E por último, há também a lipoaspiração para a retirada da gordura das mamas, no qual existem diversos procedimentos adequados a cada caso.

Mesmo que a psedoginecomastia tenha um tratamento mais simples que a ginecomastia, ao procurar uma solução para o seu caso, conte sempre com a ajuda de um médico especialista no assunto, para direcioná-lo ao tratamento mais indicado.

5/5 Singular: (1 Análise)
Leia mais