É possível diagnosticar ginecomastia com exames de imagem?

Tempo de leitura: 2 minutos

Considerada um problema tanto estético como hormonal, a ginecomastia é facilmente detectada por exames específicos e muitos pacientes se questionam se pelo exame de imagem, por exemplo, é possível identificar esse problema e então iniciar o tratamento para ginecomastia.

Afinal, os exames de imagem ajudam no diagnóstico e tratamento para ginecomastia?

Sim! Em conjunto com os exames físicos feitos pelo especialista no dia da consulta, exames de sangue que avaliam se há alguma desordem hormonal no corpo, os exames de imagem são usados para avaliar de forma definitiva se existe o aumento das glândulas mamárias dos homens. Esses exames são muito úteis pois excluem a possibilidade de pseudoginecomastia, um problema causado apenas por acúmulo de gordura no local. Entenda mais sobre a importância dos exames de imagem:

Ultrassonografia e raio x de tórax

Sim, uma simples ultrassonografia de mamas pode diagnosticar em conjunto com exames complementares a ginecomastia, assim como o raio x de tórax é muito importante para uma avaliação mais profunda, que pode até mesmo detectar a presença de câncer de mama, se for o caso. Nesses exames o médico poderá verificar se há aumento das glândulas, se existem tumores e outras massas no local. Dessa forma, os exames de imagem são mais do que essenciais no diagnóstico e tratamento da ginecomastia.

E os exames de imagem não são apenas para as mamas

Basta os exames de raio x e ultrassom de mamas para definir o problema? Não! Apesar de muito importantes, os exames de imagem das mamas servem para algumas partes do estudo do caso, sendo outro exame muito importante pedido: a ecografia de bolsa escrotal. Esse exame de imagem serve para verificar se há alguma anormalidade na bolsa escrotal do paciente, pois problemas hormonais podem ser advindos de tumores e problemas nessa região do corpo. Sendo assim, esse simples exame de imagem e indolor na bolsa escrotal é um forte aliado tanto para a saúde do paciente, como para o correto diagnóstico e tratamento.

Outra dúvida frequente: ginecomastia tem cura?

Com o tratamento correto, sim! O tratamento da ginecomastia, que consiste em aumento de mama em homens, pode ser feito com medicamentos ou cirurgia, mas deve sempre ser direcionado ao combate à sua causa, para que o paciente esteja com a saúde em dia e o risco de recidiva seja igualado a zero.

Conte com Dr. Wendell Uguetto

Com diversos anos de experiência em diagnosticar, acompanhar e tratar a ginecomastia, o Dr. Wendell possui toda a estrutura para te ajudar a se livrar da ginecomastia. Agende sua consulta!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.