Como funciona a produção de hormônios no corpo

Tempo de leitura: 2 minutos

O corpo humano é uma máquina, onde cada pedacinho tem uma determinada função a cumprir. Dentre órgãos, células, músculos e membros temos os hormônios, com funções extremamente importantes em nosso organismo.

Qual a função dos hormônios?

Eles controlam o funcionamento do corpo, sendo que cada um tem uma função diferente. Por serem de diversos tipos, suas funções podem variar: alguns são responsáveis por levar informações entre as células, enquanto outros podem regular órgãos e funções do corpo.

Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas do sistema endócrino e nervoso. Alguns deles só surgem em determinadas fases da vida, como na infância e adolescência, enquanto outros só existem no sexo masculino ou feminino.

A presença ou falta de um deles podem causar alterações anormais no corpo humano, ocasionando doenças ou enfermidades. Como em casos de mulheres que tem um aumento ou perda excessiva de peso, por conta da irregularidade na tireoide, que produz os hormônios T3 e T4.

Há também, doenças desenvolvidas nos homens, devido a falta testosterona ou presença de estrógeno, o que aumenta o nível de hormônio feminino no corpo, causando a ginecomastia, aumento excessivo das mamas no homem.

Alguns dos principais hormônios no corpo:

Testosterona

Tem a função de regular tudo o que diz respeito a masculinidade do homem, como órgãos sexuais, voz, pelos, músculos e toda a estrutura do corpo. A sua falta faz com que o corpo adquira características afeminadas como aumento das mamas, voz afinada e poucos pelos.

Estrógeno

É o hormônio que regula características secundárias na mulher. Ele é responsável pelo o aumento dos seios, alargamento da bacia, distribuição de gordura em pontos diferentes do corpo do homem. A sua falta também faz a mulher apresentar características mais masculinizadas.

Progesterona

É o órgão responsável por todo o sistema reprodutor feminino, bem como, produção das células no útero, produção de leite, ovulação, etc.

Insulina

É o hormônio produzido pelo pâncreas e é responsável pelo controle glicêmico do sangue. A sua falta faz com que o indivíduo tenha diabetes.

Dopamina

Atuando no sistema nervoso central, esse hormônio é produzido pelo hipotálamo. Ele é responsável pelas sensações de prazer, bem-estar e motivação. Pessoas com transtornos depressivos e ansiosas tem dificuldades para produzir esse hormônio.

Existem muitos outros hormônios em nosso organismo responsáveis por diversas sensações e desenvolvimento de partes do corpo. Algumas vezes, a deficiência deles podem causar adversidades em nosso organismo e bem-estar, que podem ser sanadas através de métodos saudáveis.

Vale lembrar, que ao sentir qualquer anormalidade no corpo relacionado aos assuntos acima, é indicado procurar um médico especialista no assunto.

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.