Cirurgia de ginecomastia: em quanto tempo é possível ver os resultados?

Tempo de leitura: 2 minutos

O aumento das mamas durante a adolescência é natural e esperado entre as mulheres. Mas, quando se fala no crescimento das mamas em homens, a condição é considerada uma doença que merece acompanhamento especializado. 

Neste contexto, a cirurgia de ginecomastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas por homens. Afinal, o aumento excessivo da mama, embora seja considerado uma condição benigna, pode causar dores, sensibilidades e afetar a autoestima dos pacientes.

De modo geral, a correção da ginecomastia é um procedimento relativamente simples, inclusive tendo alta no mesmo dia caso não haja intercorrências. No entanto, uma dúvida muito comum é: em quanto tempo é possível ver os resultados?

Quando a cirurgia de ginecomastia é indicada?

Primeiramente, antes de falar sobre em quanto tempo é possível ver os resultados da cirurgia de ginecomastia, é importante entender como funciona e quando esse tipo de procedimento é indicado. Por isso, acompanhe nossa explicação.

O crescimento anormal das mamas masculinas é chamado de ginecomastia. Sua causa está relacionada às alterações hormonais que afetam os níveis de estrogênio e testosterona no organismo dos homens em todas as fases, desde o nascimento até a velhice.

Por essa razão, o tratamento indicado pode ser medicamentoso ou cirúrgico. No primeiro caso, o objetivo é retomar o equilíbrio hormonal. Já a cirurgia visa a remoção total de uma ou ambas as glândulas mamárias, o que resolve definitivamente o problema.

Enquanto o tratamento medicamentoso deve ser iniciado antes que a ginecomastia esteja instalada há mais de 12 meses, a correção cirúrgica é indicada para casos instalados há mais de 12 a 18 meses que não regrediram espontaneamente ou com uso de medicação.

Entenda como funciona a cirurgia de ginecomastia

Entenda como funciona a cirurgia de ginecomastia

O tratamento definitivo para a ginecomastia verdadeira é a cirurgia, que promove a retirada da glândula mamária de apenas um ou ambos os lados, assim como a remoção do excesso de pele e/ou gordura que esteja no local contribuindo para o aumento das mamas

A cirurgia de ginecomastia é realizada com o paciente sob anestesia local e sedação: o médico geralmente faz um corte em formato de meia lua ao redor do mamilo, pelo qual é feita a remoção da glândula mamária e do excesso de pele e/ou gordura, se for o caso.

O inchaço na região é bastante comum nos primeiros dias após o procedimento. Por esse motivo, os primeiros resultados da correção cirúrgica da ginecomastia são perceptíveis apenas depois do 30º dia de pós-operatório.  

Apesar disso, o resultado final é esperado apenas entre o quarto e sexto mês após a cirurgia. O ideal é que o paciente siga as orientações do cirurgião plástico à risca para evitar complicações e garantir um bom resultado. 

Conheça o Dr. Wendell Uguetto, especialista em cirurgia de ginecomastia

O Dr. Wendell Uguetto é médico cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em cirurgia plástica para homens com ampla experiência em cirurgia de ginecomastia. Se você tem dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta.

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.

O que é Ginecomastia?
Causas da Ginecomastia
Graus da Ginecomastia
Tratamento para Ginecomastia
Cirurgia de Ginecomastia