Aumenta procura por cirurgia plástica masculina

Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a procura masculina por cirurgias plásticas quadruplicou nos últimos cinco anos, passando de 72 mil para 276 mil procedimentos ao ano. Isso significa que a cada hora são realizadas 31 cirurgias do tipo em homens.

Novo perfil

O perfil historicamente associado ao gênero masculino sempre foi o de um ser forte, viril e provedor, sem que tivesse que se preocupar com sua aparência. Entretanto, ainda que as mulheres continuem respondendo pela maior parte da realização de procedimentos estéticos, é nítido que há uma mudança na maneira com que o homem tem visto a si mesmo.

A sociedade de consumo, que valoriza muito a imagem, produz impactos na vaidade e na busca pela autoestima masculina, sem que isso afete sua essência viril. O boom registrado no mercado se deve não só às facilidades de acesso a esse tipo de cirurgia, como também pela valorização que os homens têm atribuído à saúde e à obtenção de um corpo visualmente mais agradável.

O que procuram?

A cirurgia plástica masculina, embora registrada em todas as idades, se destaca na faixa mais jovem da população. Os tipos de procedimento, no entanto, variam conforme a faixa etária, pois as necessidades são naturalmente diferentes.

Na adolescência, um procedimento muito comum é a cirurgia de ginecomastia, que é a remoção da glândula mamária. A ginecomastia é uma condição que afeta alguns adolescentes, caracterizada pelo aumento nas mamas em decorrência de oscilações hormonais. Esse aumento nas mamas pode causar baixa autoestima, vergonha e até mesmo problemas psicológicos.

A partir dos 20 anos, é comum a realização de procedimentos como lipoaspiração, rinoplastia (correções no nariz) e otoplastia (cirurgia para correção de orelhas de abano). Durante a juventude, outro procedimento, um pouco menos procurado, é a aplicação de implantes de silicone para peitoral e panturrilha, com o objetivo de parecer mais forte.

Dos 30 anos em diante, a lipoaspiração e a lipoescultura continuam sendo procedimentos procurados. Além destes, implantes capilares, depilações a laser e cuidados gerais com barba e cabelos são requisitados.

Acima dos 40 anos, a blefaroplastia, cirurgia nas pálpebras, também é bastante solicitada. Em homens idosos, o lifting facial, o tratamento cirúrgico de rugas do rosto, a aplicação de botox e preenchimento se destacam.

Cuidados

Diante da popularização da cirurgia plástica masculina, nunca é demais ressaltar que esse tipo de procedimento só deve ser realizado por profissionais capacitados em ambiente próprio, com toda a infraestrutura necessária.

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.