As mamas podem voltar a crescer após a cirurgia de ginecomastia?

Tempo de leitura: 3 minutos

A ginecomastia é uma preocupação, principalmente estética, para muitos homens e pode levar à diminuição da autoconfiança e à uma imagem corporal abalada se não for tratada. Dessa forma, pode ser muito difícil para quem sofre com essa condição tirar a parte de cima da roupa perto de outras pessoas, como na piscina ou na praia, por exemplo. Felizmente, hoje existem métodos de tratamento bastante eficientes, contudo uma dúvida constante é se as mamas podem voltar a crescer depois da cirurgia de ginecomastia.

Descubra se as mamas podem voltar a crescer depois da cirurgia de ginecomastia

Na maioria dos casos de ginecomastia, os resultados do procedimento cirúrgico são permanentes. Isso significa que, se a sua preocupação é se as mamas podem voltar a crescer depois da cirurgia de ginecomastia, pode ficar mais tranquilo em relação a isso. Afinal, durante o tratamento, é feita a retirada total das glândulas mamárias do paciente, que por motivos hormonais cresceram, gerando assim o aspecto avantajado.

Mas, para isso, é extremamente importante ter o acompanhamento de um médico que seja especializado em ginecomastia que solicite todos os exames necessários para descobrir a causa da condição.

Entre as possíveis causas estão inclusas o ganho de peso excessivo, o uso de esteróides anabolizantes, certos medicamentos prescritos, abuso de álcool e drogas recreativas, diferentes doenças médicas e etc. E, uma vez que ela for conhecida, é essencial que seja tratada antes de mais nada, garantindo que as mamas não voltem a crescer após o procedimento cirúrgico.

Por exemplo, se a causa inicial do aumento dos seios masculinos foi o uso frequente de drogas recreativas e o paciente não parou ou diminuiu drasticamente o hábito após a cirurgia de ginecomastia, então seus seios podem voltar a crescer.

Além disso, se a causa inicial foi um problema médico, como um tumor que não foi diagnosticado ou tratado, após a cirurgia as mamas podem voltar a crescer.

Outro fator que pode fazer com que a ginecomastia volte a ocorrer é o ganho de peso após a cirurgia. Embora as células de gordura removidas não cresçam novamente, o peso adicional, se for significativo, pode fazer com que as células de gordura remanescentes cresçam e também pode causar a formação de novas células de gordura em áreas tratadas e não tratadas.

Outros fatores, como desequilíbrio hormonal ou uso de certos medicamentos, também podem fazer com que as mamas voltem a crescer. Justamente por isso, é imprescindível tratar não só a ginecomastia, mas também o que está causando essa condição.

Preocupado com a recidiva da ginecomastia?

Como a ginecomastia é uma condição que pode afetar bastante o psicológico dos pacientes e o tratamento cirúrgico pode trazer uma série de questionamentos e insegurança, é normal que existam diversas preocupações, inclusive em relação a se as mamas podem voltar a crescer após a cirurgia de ginecomastia

Por isso, é primordial ter o acompanhamento de um médico especializado no assunto, que possa tirar todas as suas dúvidas e te passar mais segurança para a realização do procedimento e os resultados do pós-operatório.

Ao agendar sua consulta com o Dr. Wendell Uguetto, o seu quadro de saúde será avaliado, a fim de identificar as causas da ginecomastia e fechar o correto diagnóstico, para determinar a melhor forma de tratamento. Dessa forma, você receberá todo o atendimento necessário para cuidar da sua ginecomastia!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.

O que é Ginecomastia?
Causas da Ginecomastia
Graus da Ginecomastia
Tratamento para Ginecomastia
Cirurgia de Ginecomastia