As consequências de um atalho perigoso para a boa forma

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A busca por uma boa condição física é algo procurado pelas pessoas que frequentam qualquer academia de ginástica. Boa parte de seus frequentadores procuram atingir uma nova condição de bem-estar corporal, através de um prolongado programa de repetições e sequências de exercício, com resultados ideais sendo obtidos em meses e até mesmo em anos. Entretanto, nem todas as pessoas tem o mesmo tipo de paciência necessária para atingir seus objetivos ou mesmo deixam de lado a própria saúde para ostentar um corpo digno de admiração por seus pares. Estamos falando, é claro, dos usuários de anabolizantes.

A busca pelo corpo perfeito.
A busca pelo corpo perfeito.

Tal tipo de substância é derivado de hormônios, principalmente da testosterona, geralmente relacionado com as características que marcam o sexo masculino. Os anabolizantes funcionam como propagandeados, queimando diversas etapas no processo de refinamento muscular do corpo e levando-o até mesmo onde treinamentos normais dificilmente alcançariam. Entretanto, tudo isso tem um preço: desde reações menores como acne e queda de cabelo até mesmo alterações notáveis de humor e problemas sérios em órgãos internos, como por exemplo tumores no fígado, um dos principais alvos desse tipo de medicação. No caso de homens, temos ainda mais um efeito colateral que pode surgir por conta do desequilíbrio hormonal que o corpo tende a apresentar: a ginecomastia.

Efeitos

Chega a ser até mesmo irônico que um subterfúgio para a obtenção de um corpo perfeito acabe gerando uma nova e grave preocupação nesse sentido, mas esta é uma realidade da utilização dos anabolizantes. A ginecomastia, o crescimento das mamas em homens, que chega a afetar em condições normais até 30% dos homens, tem sua incidência ampliada para mais da metade dos usuários desse tipo de substância. Boa parte são casos graves, cujos efeitos são exponenciados pela própria vontade do praticante de body building de continuar desenvolvendo sua musculatura e tornando o efeito visual e orgânico ainda mais notável.

Uso de anabolizantes pode ter consequências graves.
Uso de anabolizantes pode ter consequências graves.

Da mesma forma que acontece com as outras manifestações da ginecomastia, como por exemplo a que acontece por fatores naturais do corpo ou mesmo reações adversas a medicamentos, a variação provocada por anabolizantes possui também tratamento e possibilidade de intervenção cirúrgica, dada a gravidade do caso. Descontada o próprio caráter perigoso dos anabolizantes em si, esse conhecido efeito colateral dos mesmos pode e deve ser combatido por aqueles que o apresentam.

Tratamento

Além da necessidade do abandono do uso dos anabolizantes em si para combater a ginecomastia – algo que seu organismo certamente lhe agradeceria, vista a enorme lista de contraindicações dos mesmos – o procedimento para reverter o crescimento anormal das mamas masculinas não difere das demais variações da doença, conforme já foi dito. É necessário que um especialista em ginecomastia seja consultado para tanto uma averiguação da gravidade do caso como da melhor maneira a se proceder em relação ao mesmo. Casos mais leves podem ser tratados com medicação e revertidos naturalmente, entretanto cenários mais graves certamente exigirão uma intervenção específica. Caso você seja usuário de anabolizantes e esteja apresentando algum grau de ginecomastia, reveja suas prioridades e pense em sua saúde, visto que esta é apenas a parte visível de mudanças perigosas em seu corpo.

 

Comentários do Facebook