Andropausa: como ela ajuda a desenvolver a ginecomastia?

Tempo de leitura: 1 minuto

A Andropausa é uma condição exclusiva aos homens e caracterizada pela baixa produção de testosterona. Geralmente, ela acontece a partir dos 40 anos, marcando o início do período de envelhecimento, assim como para as mulheres, que sofrem com a menopausa que reduz seus níveis de progesterona e estrogênio.

Contudo, no caso da andropausa nem todos os homens são afetados. Ela não possui uma causa específica, mas alguns fatores podem agravá-la, como uma vida regada a vícios, hábitos pouco saudáveis e descompromisso com a saúde mental.

Desta forma, o homem tem a redução hormonal, fator que traz inúmeras consequências para a sua saúde. Dentre elas, a andropausa pode desenvolver a ginecomastia.

Ginecomastia x Andropausa

É bastante comum que qualquer desequilíbrio hormonal no homem ocasione a ginecomastia. Por isso, como uma dos principais sintomas da andropausa é a baixa produção de testosterona, o desenvolvimento da enfermidade acontece de forma facilitadora.

Como isso acontece?

A testosterona é um hormônio bastante presente no homem, que gera e desenvolve todas as características tipicamente masculinas, como barba, voz grossa, pelos e estrutura física.

Quando há esta redução, o hormônio que passa a predominar no homem é o estrogênio, que é tipicamente feminino. Isso ativa as glândulas mamárias, de forma que se desenvolvam como as femininas, aumentando a região peitoral.

Tratamento para a andropausa e ginecomastia

Quando a ginecomastia é ocasionada pela andropausa, é necessário buscar o tratamento adequado para ambas. A primeira pode ser curada por meio de medicamentos ou cirurgia, de forma rápida e indolor, o método escolhido dependerá do grau de ginecomastia que o paciente possui. Já a segunda, pode ter seus sintomas amenizados através da reposição hormonal e hábitos naturais e saudáveis.

Entenda mais sobre os tratamentos das enfermidades agendando uma consulta conosco. Será um prazer ajuda-lo a recuperar sua autoestima!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.