A importância dos exames pré-operatórios para a cirurgia de ginecomastia

Tempo de leitura: 3 minutos

Ginecomastia é o aumento benigno do tecido glandular da mama masculina. Essa condição é mais comum do que se imagina, afetando pelo menos 30% dos homens durante a vida. Como resultado, isso pode causar ansiedade, desconforto psicossocial e medo do câncer de mama. Assim, a avaliação diagnóstica precoce é importante e, entre as opções de tratamento, pode-se citar a cirurgia de ginecomastia. E, nestes casos, assim como em qualquer outro procedimento do tipo, os exames pré-operatórios são fundamentais.

Cirurgia de ginecomastia: Por que é importante realizar os exames pré-operatórios?

Todo e qualquer tipo de procedimento cirúrgico, por mais simples que ele possa parecer, pode resultar em complicações irreversíveis ou agravar alguma doença já existente caso não seja feita uma avaliação prévia do estado clínico e das condições de saúde da pessoa que irá passar pela cirurgia de ginecomastia.

Dito isso, os exames pré-operatórios são essenciais para avaliar a condição clínica de maneira completa e atualizada, sendo uma medida de segurança para o cirurgião e para o paciente. Dessa forma, é bastante indicado para reduzir as chances de complicações durante a operação e de sequelas pós-operatórias.

É válido ressaltar, no entanto, que nem todo mundo precisa de exames laboratoriais, principalmente se tratando de jovens saudáveis. A indicação maior é, sobretudo, para pacientes com problemas médicos já conhecidos.

Contudo, é importante ter em mente que os exames pré-operatórios são essenciais para fornecer informações valiosas que indicam possíveis problemas. Portanto, caso haja a solicitação médica, é primordial que eles sejam realizados.

Afinal, o resultado desses exames, bem como a idade, o histórico de doenças do paciente, problemas crônicos e outros fatores devem ser considerados antes e durante a cirurgia.

Quais são os exames solicitados pelo médico?

Caso o paciente já tenha alguma condição de saúde conhecida, os exames pré-operatórios solicitados antes da cirurgia de ginecomastia podem variar de acordo com o diagnóstico de cada um. 

Mas, de qualquer forma, antes de mais nada, é imprescindível que seja feita a anamnese. Isto é, o médico, tanto o cirurgião plástico quanto o especialista de confiança do paciente, precisam ter um diálogo sincero durante a consulta. A conversa é conduzida por diversas perguntas que são relacionadas a uma série de fatores sobre a pessoa que irá se submeter a cirurgia de ginecomastia, como a sua idade, o histórico médico-familiar dele e as doenças crônicas que pode ter. 

Pequenos exames físicos também podem ser feitos e, além disso, de forma geral, ultrassonografia e, às vezes, mamografias, são alguns dos exames pré-operatórios necessários. 

Os exames de imagem, inclusive, são extremamente úteis para avaliar se o aumento das mamas se deu por aumento glandular ou aumento de gordura, o que é fundamental para o diagnóstico correto de ginecomastia.

Raio-X do tórax e eletrocardiograma também podem ser solicitados, uma vez que são essenciais para a avaliação cardíaca e pulmonar do paciente. Além disso, o cirurgião plástico ainda pode solicitar exames de sangue, a fim de avaliar os níveis de hemoglobina, glicemia, função hepática e renal e coagulação do sangue.

Agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto!

Com diversos anos de experiência, o Dr. Wendell Uguetto é especialista no assunto e irá avaliar o caso de cada paciente para pedir os exames pré-operatórios necessários. Dessa forma, tornando possível fechar o diagnóstico e decidir pela melhor forma de tratamento, se será medicamentoso ou através da cirurgia de ginecomastia. Agende agora mesmo uma consulta!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.

 

O que é Ginecomastia?
Causas da Ginecomastia
Graus da Ginecomastia
Tratamento para Ginecomastia
Cirurgia de Ginecomastia