A importância da recuperação total após o tratamento de ginecomastia

Tempo de leitura: 3 minutos

A ginecomastia é uma condição que gera o aumento excessivo das mamas em homens e causa problemas psicológicos e de autoestima. Sendo assim, a realização de um tratamento adequado é fundamental para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Após a realização do procedimento, é comum que o cirurgião plástico faça algumas recomendações ao paciente, no que é chamado de pós-operatório. Mas, qual a importância da recuperação total após o tratamento de ginecomastia?

O que ginecomastia e qual tratamento é indicado

A ginecomastia pode ser revertida espontaneamente. No entanto, em alguns casos a condição causa dores e desconfortos e pode ser tratada com a utilização de medicamentos específicos indicados por um médico após avaliação do paciente.

Além disso, para os pacientes com um quadro muito avançado de ginecomastia, ou então, casos em que o tratamento medicamentoso não produz efeito, existe a possibilidade de realizar o tratamento cirúrgico da ginecomastia, como a lipoaspiração, para reduzir o volume das mamas.

Antes da cirurgia, durante o pré-operatório da ginecomastia, é natural que o médico solicite uma série de exames, como hemograma completo e ultrassonografia das mamas, para avaliar condições preexistentes e as condições de saúde do paciente.

Assim como o pré-operatório é fundamental para determinar se o paciente está apto a ser submetido ao procedimento, os cuidados pós-operatórios são igualmente importantes para garantir o sucesso da cirurgia e a recuperação completa.

Como garantir a recuperação total após o tratamento da ginecomastia?

A importância da recuperação total após o tratamento de ginecomastia está diretamente ligada ao sucesso da cirurgia, com a satisfação do paciente com os resultados e na prevenção de problemas relacionados à cirurgia (infecções, dores intensas e hematomas).

Desse modo, é essencial que o paciente siga à risca os cuidados pós-operatórios. O cirurgião plástico pode dar alta hospitalar ao paciente no mesmo dia da cirurgia. Mas a utilização de drenos na área operada se faz necessária por cerca de três dias.

A utilização de uma cinta de compressão torácica, durante um a dois meses, também é importante para melhorar a aderência da pele, reduzir os hematomas e acelerar a recuperação do paciente.

Da mesma forma, a utilização de medicamentos antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios pode ser prescrita pelo médico com o objetivo de amenizar a dor e o inchaço e prevenir infecções.

Em resumo, ao seguir atentamente as orientações médicas o pós-operatório da cirurgia de ginecomastia tende a transcorrer sem grandes transtornos, garantindo a recuperação total do paciente após o tratamento.

Agende uma consulta e tire suas dúvidas com o Dr. Wendell Uguetto

A cirurgia de ginecomastia é um procedimento relativamente simples e de baixo risco. Mas, como toda cirurgia, deve ser realizada por um profissional especializado que oriente adequadamente os pacientes sobre os cuidados pré e pós-operatórios.

Agenda agora a sua consulta com o Dr. Wendell Uguetto, cirurgião plástico especialista em procedimentos para homens, e tire suas dúvidas!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.

O que é Ginecomastia?
Causas da Ginecomastia
Graus da Ginecomastia
Tratamento para Ginecomastia
Cirurgia de Ginecomastia