A ginecomastia não é apenas um problema físico

Tempo de leitura: 3 minutos

É natural que uma pessoa se preocupe com mudanças manifestadas por seu corpo, sejam elas gradativas ou repentinas. Isso é particularmente verdadeiro no caso de alterações que possuam manifestações visíveis, perceptíveis tanto por ela quanto por outros. As dúvidas e o receio quanto à uma determinada condição podem ser exponenciadas pelo fator estético de forma tão grave quanto a um tipo de doença ou distúrbio que apresente alguma debilidade ou dor para o organismo.

Problemas estéticos afetados pela Ginecomastia.
Problemas estéticos afetados pela Ginecomastia.

É o tipo de enfermidade na qual se enquadra a ginecomastia. De maneira geral, não há nenhum tipo de impedimento ou indisposição física causada pelo aparecimento da mesma, independente do grau no qual se apresente. Assim, em adição ao crescimento das mamas em si, existe agregado a ele o desconforto psicológico que essa diferenciação pode causar ao indivíduo que é afetado pela ginecomastia. Mas, de forma alguma, poderíamos classificar a condição como um transtorno unicamente estético, dadas as repercussões que ela pode causar ao psicológico de quem a enfrenta.

Aceitação

Todos sabemos o valor que temas como a aparência possuem em nossa sociedade. Toda a nossa história é formada de exemplos nos quais a forma como as pessoas se vestem e comportam foram usadas como instrumento de discussão, rebeldia, dominação e posicionamento social. Quando isso é estendido para a aparência física, a compleição em si, isso é ainda mais delicado.

Preocupação com o corpo cresce bastante.
Preocupação com o corpo cresce bastante.

No caso da ginecomastia, que faz com que um corpo masculino apresente uma característica alheia a seu gênero, o peso psicológico dessa condição é grave. Dado o fato que é uma condição que pode acometer os homens em diversos períodos de suas vidas, também devem ser levadas em conta questões relativas à aparência de cada uma dessas fases, como a turbulenta passagem pela adolescência e a preocupação com a aparência que permeia toda a vida adulta. É exatamente por isso que possibilidade de tratamento da ginecomastia é uma possibilidade que deve ser levada em consideração por todos aqueles que começam a apresentar seus sintomas ou que já convivem com os mesmos há algum tempo.

Solução

Como já discutimos anteriormente em nossa página, a solução para o problema do crescimento anormal das mamas já é conhecida há tempos, bem como está disponível para todos aqueles que desejam ficar livres dessa condição incômoda. Mesmo que esse mal não tenha consequências físicas além de sua aparência, o combate a ele pode significar um bem-estar psicológico para o indivíduo, seja a curto prazo ou mesmo para sua vida futura. Sentir-se bem novamente com seu corpo é o objetivo máximo do tratamento da ginecomastia, devolvendo ao paciente sua devida autoestima.

Deste modo, se você suspeita que esteja desenvolvendo esta condição, procure um profissional da área para um diagnóstico rápido e o encaminhamento adequado para o grau de crescimento da mama manifestado. Caso haja a presença do problema, ele poderá ser resolvido em pouco tempo. Fazendo isso, você garante não apenas o bem-estar de seu corpo, mas também contribui para a manutenção da sua autoestima, um bem inestimável em nossas vidas.

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.