A ginecomastia na terceira idade

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A ginecomastia, ou seja, o aumento das mamas masculinas que chega a acometer até 30% dos indivíduos durante fases variadas de suas vidas, é uma condição já conhecida. Geralmente, as pessoas relacionam a mesma a mudanças provocadas no corpo por conta de desequilíbrios nos níveis dos hormônios de adolescentes, como é notadamente típico dessa fase da vida (mais da metade dos casos conhecidos geralmente começa nesse período) ou então a adultos que possam fazer uso de algum medicamento ou anabolizantes que provoquem essa reação. Pelo mesmo motivo, a ginecomastia na terceira idade não é uma situação tão rara de se ver.

Ginecomastia em Idosos.
Ginecomastia em Idosos.

Entretanto, como também já foi mencionado aqui, a condição se estende também a todas as fases da vida dos homens, às vezes sem um motivo detectável. A exemplo do que acontece com os adolescentes, adultos em diversos momentos podem apresentar a ginecomastia por motivos variados, o mesmo também podendo ser dito de um outro período cada vez mais importante em nossa sociedade: a terceira idade.

Atividade

O conceito de terceira idade – ou melhor idade, como muitas pessoas se referem à essa fase nos dias de hoje – há muito foi reinterpretado por boa parte da sociedade. Cada vez mais encontramos indivíduos de ambos os sexos, já contando com numerosas décadas de experiência, de forma notadamente ativa em nosso dia a dia. Sejam continuando na profissão que levaram durante toda a vida ou em novas atividades, seja produzindo diversos tipos de arte, conhecendo novos lugares e pessoas, quem se encontra na faixa da terceira idade está cada vez mais atuante e relevante no cenário social.

Cuidando da saúde na terceira idade.
Cuidando da saúde na terceira idade.

O mesmo também vale para os quadros de bem-estar e autoestima desse grupo. Afinal, basta ver como existe demanda e direcionamento publicitário para produtos de beleza e relacionados para essa faixa etária. O mesmo também pode ser dito no cuidado com o corpo, no qual podemos citar a ginecomastia, por exemplo, que nesta fase da vida está ligada a uma diminuição da função testicular, no que diz respeito aos hormônios masculinos do corpo.

Realização

Tudo depende da saúde do paciente, como sabemos. Dependendo de como o indivíduo se encontra, é perfeitamente possível que ele possa passar por intervenções estéticas ou tratamentos sem qualquer problema, a exemplo da ginecomastia. Lembramos também que a intervenção não se trata unicamente de algo direcionado a suprir uma correção para um problema visual, mas também em alguns casos retiram uma possível fonte de dor para o paciente. Independente do motivo, a certeza de devolver a autoestima a uma pessoa que já pode sofrer com este mal há tempos é um dos motivos que leva a nós, profissionais de saúde, a cada vez mais investigar a origens e soluções para estas casualidades.

Se você se encontra na terceira idade e acha que pode estar sendo afetado pela ginecomastia, independente do grau ou tempo, consulte um médico especializado para que lhe seja oferecida a melhor forma de tratamento ou intervenção. Temos a certeza de que será uma decisão notável para essa cada vez mais interessante e divertida fase da vida.

Comentários do Facebook