8 mudanças que acontecem no corpo do homem

Tempo de leitura: 3 minutos

No decorrer da vida, o homem pode sofrer diversas mudanças em seu corpo, algumas comuns e outras nem tanto. Por isso, é importante sempre estar atento a quaisquer alterações que possam comprometer a saúde.

Tendo mais atenção ao que acontece com você, é possível prevenir possíveis doenças ou curá-las antes que as consequências sejam irreversíveis. Confira abaixo algumas coisas que podem acontecer com o seu corpo:

1 – Aumento das mamas

Principalmente durante a fase da adolescência ou andropausa, o homem pode apresentar um aumento excessivo nas mamas. Esse quadro não se trata de algo comum, mas sim, uma enfermidade de nível leve, chamada Ginecomastia, que acontece por conta de desequilíbrios hormonais. Em alguns casos, o médico também pode constatar Lipomastia, que consiste apenas no acúmulo de gordura na região. Ambas podem ser eliminadas através de cirurgia e não trazem maiores riscos a saúde.

2 – Crescimento de pelos

Durante o período da puberdade, o garoto começa a adquirir pelos em diversas partes do corpo, por conta do desenvolvimento hormonal. Em alguns homens, os pelos crescem mais do que em outros por fatores genéticos. Trata-se de uma alteração comum no corpo, que indica que está entrando para a vida adulta.

3 – Aumento de massa muscular

Um homem adulto costuma ter em sua estrutura corporal mais massa muscular do que as mulheres. Desta forma, quando ele atinge a puberdade desenvolve o corpo de forma diferente do sexo oposto. Ele adquire mais músculos e, mesmo que seja magro, pode aumentar o peso, já que a massa muscular ocupa mais espaço do que a gordura.

4 – Alterações na voz

Outro fator que sofre bastante alterações no corpo do homem é a voz. Na puberdade ela começa a engrossar e enquanto está nesse período pode apresentar oscilações. Além disso, quando ele tem desestabilizações hormonais, com o uso de anabolizantes, por exemplo, a voz pode ficar mais fina.

5 – Produção de hormônios

Os hormônios são alterados durante toda a vida e por diversos motivos. Isso não é um fator exclusivo do homem. Mas quando está na adolescência, hormônios como testosterona passam a aumentar sua produção, causando algumas mudanças vistas nos tópicos anteriores. Além disso, quando o homem está mais velho, também passa por uma redução desses hormônios.

6 – Calvície

A queda de cabelo nos homens acontece na maior parte das vezes na velhice, contudo, fatores como estresse, doenças e hereditariedade podem antecipar esse quadro. Vale lembrar, que nem todos os homens sofrem de calvície, mas são bem mais afetados que as mulheres.

7 – Alterações de humor

Desequilíbrios hormonais, principalmente na fase adulta para a fase idosa, podem influenciar as oscilações de humor nos homens. Os sentimentos mais comuns são queda no ânimo ou agressividade sem motivo aparente.

8 – Crescimento em altura

O homem pode apresentar crescimento na estatura até os 21 anos. Geralmente, na puberdade até os mais baixinhos podem desenvolver o tamanho em pouquíssimo tempo.

Mesmo que estes 8 tópicos tratem de coisas comuns ou que não apresentem riscos a saúde, é importante fazer visitas periódicas ao médico ou, em caso de sintomas graves e incômodos, procurar um especialista.

Não deixe de cuidar da sua saúde. Tire suas dúvidas conosco!

Comentários do Facebook
Dr Wendell Uguetto

Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. Além de várias cirurgias plásticas, ele é especialista no Tratamento para Ginecomastia e na cirurgia de Ginecomastia.