5 hábitos que podem causar a Ginecomastia

                 

Além das questões hereditárias e dos problemas hormonais, alguns costumes também podem influenciar no surgimento da Ginecomastia. São eles: 

O aumento de peso

Quando o homem passa a ganhar peso e ficar mais inchado, geralmente provoca em seu organismo um excesso de tecido gorduroso, que por tabela faz com que a produção de estrogênio (hormônio feminino) fique maior do que a de androgênio (hormônio masculino) e possa levar ao aumento desproporcional de suas mamas.

Uso de anabolizantes

Nesses casos, a Ginecomastia pode ocorrer quando os homens fazem o uso de anabolizantes para aumentar a sua massa magra. Tudo porque a injeção de testosterona exógena inibe a produção natural de hormônio, que por sua vez não consegue se recuperar rapidamente entre os ciclos para prevenir a predominância do estrogênio, gerando um efeito colateral. 

Excesso de álcool

O consumo exagerado de álcool no organismo dificulta o trabalho do fígado na eliminação de estrogênio, e quando este órgão não funciona adequadamente, a metabolização pode não ser realizada da forma correta e acabar transformando androgênio em estrogênio, estimulando o crescimento das mamas.

Dietas restritivas

Quando o homem decide adotar uma alimentação muito restritiva, sem o acompanhamento nutricional adequado, pode não só ficar desnutrido como também correr o risco de ter os seus níveis de testosterona diminuídos, em detrimento de suas taxas de estrogênio, que não cairão na mesma proporção.

A longo prazo essa condição pode levar ao surgimento do hipogonadismo, quando os testículos praticamente zeram a produção dos hormônios e podem levar ao crescimento das mamas, no momento em que ele deixar de ingerir os nutrientes necessários ou após retomar uma dieta saudável.

Cigarros

Além de algumas doenças respiratórias, o cigarro também pode causar o câncer de pulmão e consequentemente, o crescimento das mamas. Tudo porque com o surgimento da doença, ou mais especificamente, do câncer de pulmão, as taxas de hormônio no organismo tendem a se desequilibrar e a contribuir para o aumento das mamas.

Fonte: Mundo Boa Forma

Leia mais