Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Doutor Wendell Uguetto fez residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da USP e foi aprovado em primeiro lugar na residência de Cirurgia Plástica no mesmo Hospital.
Ginecomastia Idiopática
Publicado em: 29/03/2017 | Última Atualização em 24/08/2025
Você sabia que a ginecomastia idiopática é responsável por mais 60% de todos os casos de mama masculina? Sim, pois a ginecomastia idiopática nada mais é do que o surgimento espontâneo da condição, ou seja, significa origem desconhecida e sem causa aparente.
O termo “idiopática”
Sim, o termo “idiopático” é classificado por muitos profissionais da medicina como algo para mostrar, com outras palavras, a ignorância completa sobre o motivo ao qual determinada condição clínica surgiu.
Ou seja, ao invés de dizerem “não sei”, médicos dizem “idiopática”, mas o fato é que a medicina evolui a cada dia e as principais causas da ginecomastia é sabida pela ciência e, as demais, com certeza, serão descobertas nos próximos anos.
Causa da ginecomastia
De forma geral, a ginecomastia ocorre por conta de problemas hormonais no sistema masculino, quando eles estão desequilibrados.
Os testículos, responsáveis pela produção dos principais hormônios masculinos denominados de andrógenos (compostos por testosterona, diidrotestosterona e androstenediona) e são os responsáveis pelas características masculinas, portanto, quando algo dá errado aqui, o aspecto mais comum do homem esteticamente falando, se altera.
E neste aspecto os testículos também produzem estrogênio, hormônio principal das características femininas, em pequena quantidade, claro, mas e se isso muda?
O tecido mamário masculino regular possui receptores tanto para os hormônios estrógenos e andrógenos. Enquanto que os estrógenos estimulam a proliferação dos ductos mamários e consequentemente o desenvolvimento das mamas, os hormônios andrógenos o inibem. Enquanto essa relação está boa, ótimo, no momento em que um se sobressai e, no caso, o estrógeno aumentando seus níveis no organismo, o tecido mamário aumenta e vira ginecomastia.
Tratamentos para ginecomastia idiopática
Tanto o tratamento medicamentoso quanto o tratamento cirúrgico servem para resolver o problema da ginecomastia surgida por causa idiopática.
Medicamentos podem resolver a questão, inclusive por meio de dieta e exercícios, melhorando, não apenas o tamanho das mamas masculinas, mas também a sua saúde e seu bem-estar no processo.
Já o tratamento cirúrgico é mais decisivo e resolve exclusivamente o excesso de pele e gordura nas mamas masculinas. As opções de cirurgia são:
- Lipoaspiração
- Incisão de webster
- Incisão Peri-Areolar Circular
- Incisão Peri-Areolar + Incisão no Tórax
- Incisão Peri-Areolar + Incisão submamária
Apesar de decisivas, extirpando na maioria das vezes para sempre a ginecomastia (é raro depois do procedimento cirúrgico o ressurgimento da ginecomastia), existem as questões pós-operatórias, mas, como dito acima, é um remédio definitivo.
Por isso, seja qual for a causa da sua ginecomastia, talvez a resposta para a causa ainda seja desconhecida, mas a solução já existe e é só consultar um profissional da saúde para obtê-la.
O Dr. Wendell Uguetto, especialista em ginecomastia é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP. Atualmente, atende em consultórios localizados no bairro Ibirapuera e no Hospital Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo.
Para mais informações ou agendamento de consulta, entre em contato pelos telefones (11) 2893-3348 ou (11) 99856-5280
Este artigo tem finalidade exclusivamente informativa e não substitui uma consulta médica. As informações apresentadas refletem a experiência clínica do Dr. Wendell Uguetto e seguem diretrizes amplamente reconhecidas na prática da cirurgia plástica.
Cada caso de ginecomastia deve ser avaliado individualmente por um profissional qualificado, considerando exames físicos, histórico do paciente e exames complementares.
Para um diagnóstico preciso e indicação do melhor tratamento — seja clínico, cirúrgico ou combinando abordagens — agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto, cirurgião plástico especialista em ginecomastia.