Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Doutor Wendell Uguetto fez residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da USP e foi aprovado em primeiro lugar na residência de Cirurgia Plástica no mesmo Hospital.
Entenda o que é pseudoginecomastia
Publicado em: 30/04/2018 | Última Atualização em 17/10/2024
Você já deve ter ouvido falar em academias, escolas ou médicos sobre ginecomastia, uma enfermidade que atinge somente homens e que consiste no aumento excessivo das mamas. O seu aumento é por conta do crescimento das glândulas mamárias, que pode ser ocasionada por desequilíbrios hormonais.
A ginecomastia pode ser facilmente confundida com a pseudoginecomastia, já que os sintomas são basicamente os mesmos: aumento excessivo das mamas. Contudo, as duas são bem diferentes, bem como, suas causas.
O que é pseudoginecomastia?
A pseudoginecomastia é o aumento excessivo das mamas no homem, por conta do acúmulo de gordura na região. Ou seja, sua principal causa é o aumento de peso.
Para não confundir a pseudoginecomastia com ginecomastia, a melhor forma é apalpar a região da mamas, perto da aréola. Se a região estiver mole, é porque há gordura, ou seja, é pseudoginecomastia. Do contrário, se estiver dura, densa e até mesmo dolorida, trata-se de ginecomastia.
O critério para um homem ter ou não pseudoginecomastia é incerto. A principal causa é o aumento de peso, contudo, ela não é exclusiva a homens com obesidade mórbida, podendo atingir até mesmo aqueles que apenas estão acima do peso.
Como tratar a pseudoginecomastia?
Por ser caracterizada pelo acúmulo de gordura, a melhor forma de tratar a pseudoginecomastia é reduzindo peso. Contudo, o procedimento precisa ser bem direcionado para a região da mamas.
Existem dietas que permitem reduzir a gordura do corpo que são à base de alimentos alcalinos e ricos em água como brócolis, abacaxi, melancia e outros. Vale procurar um nutricionista para saber qual a dieta mais indicada.
Além disso, a prática de exercícios físicos também pode ajudar. Porém, precisam ser voltados para a perda de peso e gordura. Do contrário, podem contribuir para o aumento de massa corporal, deixando a região ainda mais inchada.
E por último, há também a lipoaspiração para a retirada da gordura das mamas, no qual existem diversos procedimentos adequados a cada caso.
Mesmo que a psedoginecomastia tenha um tratamento mais simples que a ginecomastia, ao procurar uma solução para o seu caso, conte sempre com a ajuda de um médico especialista no assunto, para direcioná-lo ao tratamento mais indicado.

O Dr. Wendell Uguetto, especialista em ginecomastia é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP. Atualmente, atende em consultórios localizados no bairro Ibirapuera e no Hospital Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo.
Para mais informações ou agendamento de consulta, entre em contato pelo telefone (11) 2893-3348 ou nosso WhatsApp (11) 98211-0450
Este artigo tem finalidade exclusivamente informativa e não substitui uma consulta médica. As informações apresentadas refletem a experiência clínica do Dr. Wendell Uguetto e seguem diretrizes amplamente reconhecidas na prática da cirurgia plástica.
Cada caso de ginecomastia deve ser avaliado individualmente por um profissional qualificado, considerando exames físicos, histórico do paciente e exames complementares.
Para um diagnóstico preciso e indicação do melhor tratamento — seja clínico, cirúrgico ou combinando abordagens — agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto, cirurgião plástico especialista em ginecomastia.







