Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Doutor Wendell Uguetto fez residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da USP e foi aprovado em primeiro lugar na residência de Cirurgia Plástica no mesmo Hospital.
É possível diagnosticar ginecomastia com exames de imagem?
Publicado em: 16/06/2020 | Última Atualização em 17/10/2024
Considerada um problema tanto estético como hormonal, a ginecomastia é facilmente detectada por exames específicos e muitos pacientes se questionam se pelo exame de imagem, por exemplo, é possível identificar esse problema e então iniciar o tratamento para ginecomastia.
Afinal, os exames de imagem ajudam no diagnóstico e tratamento para ginecomastia?
Sim! Em conjunto com os exames físicos feitos pelo especialista no dia da consulta, exames de sangue que avaliam se há alguma desordem hormonal no corpo, os exames de imagem são usados para avaliar de forma definitiva se existe o aumento das glândulas mamárias dos homens. Esses exames são muito úteis pois excluem a possibilidade de pseudoginecomastia, um problema causado apenas por acúmulo de gordura no local. Entenda mais sobre a importância dos exames de imagem:
Ultrassonografia e raio x de tórax
Sim, uma simples ultrassonografia de mamas pode diagnosticar em conjunto com exames complementares a ginecomastia, assim como o raio x de tórax é muito importante para uma avaliação mais profunda, que pode até mesmo detectar a presença de câncer de mama, se for o caso. Nesses exames o médico poderá verificar se há aumento das glândulas, se existem tumores e outras massas no local. Dessa forma, os exames de imagem são mais do que essenciais no diagnóstico e tratamento da ginecomastia.
E os exames de imagem não são apenas para as mamas
Basta os exames de raio x e ultrassom de mamas para definir o problema? Não! Apesar de muito importantes, os exames de imagem das mamas servem para algumas partes do estudo do caso, sendo outro exame muito importante pedido: a ecografia de bolsa escrotal. Esse exame de imagem serve para verificar se há alguma anormalidade na bolsa escrotal do paciente, pois problemas hormonais podem ser advindos de tumores e problemas nessa região do corpo. Sendo assim, esse simples exame de imagem e indolor na bolsa escrotal é um forte aliado tanto para a saúde do paciente, como para o correto diagnóstico e tratamento.
Outra dúvida frequente: ginecomastia tem cura?
Com o tratamento correto, sim! O tratamento da ginecomastia, que consiste em aumento de mama em homens, pode ser feito com medicamentos ou cirurgia, mas deve sempre ser direcionado ao combate à sua causa, para que o paciente esteja com a saúde em dia e o risco de recidiva seja igualado a zero.
Conte com Dr. Wendell Uguetto
Com diversos anos de experiência em diagnosticar, acompanhar e tratar a ginecomastia, o Dr. Wendell possui toda a estrutura para te ajudar a se livrar da ginecomastia. Agende sua consulta!

O Dr. Wendell Uguetto, especialista em ginecomastia é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP. Atualmente, atende em consultórios localizados no bairro Ibirapuera e no Hospital Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo.
Para mais informações ou agendamento de consulta, entre em contato pelo telefone (11) 2893-3348 ou nosso WhatsApp (11) 98211-0450
Este artigo tem finalidade exclusivamente informativa e não substitui uma consulta médica. As informações apresentadas refletem a experiência clínica do Dr. Wendell Uguetto e seguem diretrizes amplamente reconhecidas na prática da cirurgia plástica.
Cada caso de ginecomastia deve ser avaliado individualmente por um profissional qualificado, considerando exames físicos, histórico do paciente e exames complementares.
Para um diagnóstico preciso e indicação do melhor tratamento — seja clínico, cirúrgico ou combinando abordagens — agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto, cirurgião plástico especialista em ginecomastia.







