Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Doutor Wendell Uguetto fez residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da USP e foi aprovado em primeiro lugar na residência de Cirurgia Plástica no mesmo Hospital.
Como fica a sensibilidade dos mamilos após a cirurgia de ginecomastia?
Publicado em: 15/04/2022 | Última Atualização em 25/03/2025
A ginecomastia é um problema de autoestima que atinge milhares de homens ao redor do mundo. Embora não atinja diretamente a saúde masculina, a ginecomastia interfere diretamente na forma com a qual homens se sentem e constroem sua autoestima. Nesse sentido, é importante se atentar às causas e, sobretudo, ao seu tratamento.
Felizmente, a ginecomastia possui tratamento eficaz, o qual pode ter duas abordagens distintas. O grau 1 da ginecomastia consiste na fase inicial, quando o volume apresentado ainda é baixo e não apresenta maiores complicações. Neste caso, o mais recomendado é o tratamento medicamentoso, que consiste na regulação hormonal da ginecomastia.
No caso do grau 2, que é quando a ginecomastia apresenta maior volume na região da mama e quando o paciente deseja um resultado mais imediato, o tratamento cirúrgico é o mais recomendado. Neste caso, o processo deve ser feito com profissionais de confiança, que analisam a sensibilidade dos mamilos após a cirurgia de ginecomastia.
Cirurgia de ginecomastia: saiba como fica a sensibilidade dos mamilos
O processo de cirurgia para retirada da ginecomastia é mais simples do que parece. A cirurgia só é indicada em casos de tratamento que, entre 12 e 18 meses de acompanhamento, não tiveram resultados com os medicamentos ou de forma espontânea. Essa não é uma cirurgia muito demorada ou que apresenta muitos processos e, por isso, o pós-cirúrgico é igualmente simples e sem maiores complicações.
Ainda que o inchaço pós-cirurgia seja completamente normal, os primeiros resultados já são visíveis após o primeiro mês. O resultado em sua totalidade acontece, em média, entre 4 e 6 meses após a cirurgia. Dessa forma, a sensibilidade dos mamilos após a cirurgia de ginecomastia volta normalmente, sem alterações em seus neurotransmissores (responsáveis pela sensibilidade local).
Após um dia de acompanhamento hospitalar depois da cirurgia de ginecomastia, o paciente já está apto a voltar para a casa e retomar as atividades do dia a dia. Tudo isso é feito aos poucos e sempre acompanhado de analgésicos e anti-inflamatórios na primeira semana. Um mês depois o paciente operado já pode retornar aos exercícios físicos de musculação e aeróbicos.
Como saber se tenho ginecomastia?
A ginecomastia pode ser confundida com a pseudoginecomastia (causado apenas pelo acúmulo do tecido adiposo – de gordura – na região da mama) ou com o mamilo plano (desnivelamento da aréola da mama). Portanto, antes de fazer qualquer autodiagnóstico, o mais recomendado para saber se, de fato, é ginecomastia, é consultar um médico especialista no assunto.
Alguns toques na região do local podem indicar se é necessário ou não procurar um profissional da área. É importante entender que em períodos de transformação hormonal, como na puberdade, é normal que a ginecomastia apareça, principalmente por se tratar de uma doença de caráter hormonal.
Consulte o Dr. Wendell Uguetto: referência em cirurgia de ginecomastia
Quer saber ainda mais detalhes sobre a sensibilidade dos mamilos após a cirurgia de ginecomastia? Entre em contato com a equipe do Dr.Wendell Uguetto. Ele é um médico especialista em ginecomastia há anos, e sempre apresenta resultados com cirurgias 100% seguras e de fácil recuperação. Marque uma consulta!

O Dr. Wendell Uguetto, especialista em ginecomastia é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP. Atualmente, atende em consultórios localizados no bairro Ibirapuera e no Hospital Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo.
Para mais informações ou agendamento de consulta, entre em contato pelo telefone (11) 2893-3348 ou nosso WhatsApp (11) 98211-0450
Este artigo tem finalidade exclusivamente informativa e não substitui uma consulta médica. As informações apresentadas refletem a experiência clínica do Dr. Wendell Uguetto e seguem diretrizes amplamente reconhecidas na prática da cirurgia plástica.
Cada caso de ginecomastia deve ser avaliado individualmente por um profissional qualificado, considerando exames físicos, histórico do paciente e exames complementares.
Para um diagnóstico preciso e indicação do melhor tratamento — seja clínico, cirúrgico ou combinando abordagens — agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto, cirurgião plástico especialista em ginecomastia.








