Quem tem ginecomastia pode comer ovo?

                 

É universal: durante a puberdade, os seios das meninas se desenvolvem enquanto as mamas dos homens permanecem rudimentares e subdesenvolvidas. Mas, muitos adolescentes e adultos do sexo masculino sofrem com um problema mais comum do que se imagina, a ginecomastia, condição na qual ocorre o desenvolvimento anormal de mamas em homens. E será que quem tem ginecomastia pode comer ovo? Entenda a seguir.

Quem tem ginecomastia pode comer ovo

Ginecomastia: o que é, tipos e causas

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer melhor o que é, quais as causas e os principais tipos de graus da ginecomastia. Basicamente, ginecomastia consiste no aumento descontrolado das mamas em homens por razões hormonais, que podem ser influenciadas por:

  • Hipertireoidismo;
  • Insuficiência renal;
  • Defeitos de cunho congênito;
  • Efeitos e reações a medicamentos;
  • Ampla exposição e contato ao estrogênio;
  • Doenças hepáticas, principalmente crônicas;
  • Tratamento contra o câncer, como quimioterapia;
  • Tratamentos que utilizam de radiação na área dos testículos;
  • Utilização ou exposição a hormônios esteroides e anabolizantes;
  • Tratamentos de cunho hormonal para portadores de câncer de próstata.

Note que nenhum dos fatores citados acima faz menção aos hábitos alimentares dos pacientes diagnosticados com ginecomastia. Então, porque alguns deles se questionam se quem tem ginecomastia pode comer ovo? Afinal, qual a relação entre uma coisa e outra?

É importante ter em mente que a ginecomastia verdadeira está relacionada a questões hormonais. Mas, existe um outro tipo de ginecomastia: a pseudoginecomastia. A pseudoginecomastia é definida como o simples acúmulo de gordura nas mamas masculinas e pode acometer tanto homens obesos quanto homens com sobrepeso.

Como a dieta interfere na ginecomastia?

Quem tem ginecomastia pode comer ovo1

A ginecomastia verdadeira NÃO é causada por excesso de gordura e sim por questões hormonais. No entanto, nada impede que um paciente com ginecomastia verdadeira também sofra com excesso de tecido adiposo, que aumenta ainda mais as mamas.

Sendo assim, se você quer saber se quem tem ginecomastia pode comer ovo, saiba que o ovo por si só não causa nem ginecomastia e nem pseudoginecomastia. Mas, uma dieta rica em alimentos calóricos e gordurosos pode, sim, causar sobrepeso, obesidade e acúmulo de gordura na região das mamas.

No tratamento da pseudoginecomastia, uma dieta mais saudável e balanceada faz toda a diferença e o excesso de gordura pode ser removido com lipoaspiração. Para a ginecomastia, regular os hormônios é essencial e a cura definitiva é possível com a remoção das glândulas mamárias de uma ou ambas as mamas.

Livre-se da ginecomastia com ajuda especializada

O tratamento cirúrgico da ginecomastia é uma das especialidades do Dr. Wendell Uguetto, médico cirurgião plástico que realiza cirurgias para homens melhorando a qualidade de vida e a autoestima de homens de todas as idades insatisfeitos com a própria aparência. Para mais informações, agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas.

Leia mais