Lipomastia: entenda mais sobre essa condição exclusiva aos homens

Muito confundida com a ginecomastia, por também se caracterizar pelo crescimento excessivo das mamas dos homens, a Lipomastia é uma enfermidade que acontece por conta do acúmulo de gordura na região.

Trata-se de uma enfermidade que não causa dores e nem caroços como a ginecomastia. Geralmente, sua principal causa é o aumento de peso do paciente, já que ela acompanha esse aumento de gordura, não sendo causada por fatores hormonais.

Por isso, em alguns casos ela pode ser tratada ou minimizada com atividades físicas e boa alimentação.

Outro ponto importante, é que ela pode acontecer, comumente, a ginecomastia. Ou seja, as mamas podem apresentar aumento excessivo de gordura e glândulas mamárias, sendo denominada ginecomastia mista.

Ginecomastia: problemas causados pela Lipomastia

Embora a Lipomastia não potencialize doenças ou enfermidades mais graves, como câncer ou tumores malignos, ela pode ocasionar alguns problemas de ordem psicológica.

Se o homem não se sente bem com sua aparência, isso pode refletir em seu convívio pessoal e íntimo. Ela pode apresentar quedas na autoestima, vontade de se isolar ou até mesmo depressão e outros transtornos mais graves.

Por isso, recomenda-se buscar ajuda médica o quanto antes, principalmente para adolescentes que as incidências de bullying e conflitos internos são maiores.

A cirurgia de Lipomastia

Mesmo que haja outros tratamentos para a Lipomastia, o procedimento cirúrgico é sempre a melhor opção, pois traz resultados mais efetivos.

A cirurgia é semelhante a uma lipoaspiração e consiste em retirar o excesso de gorduras da mamas. Ela deve ser feita em ambiente hospitalar e com anestesia, para segurança do paciente.

Além disso, após o procedimento, o paciente recebe uma série de orientações que envolve o tempo de repouso, medicamentos que deverá usar para aliviar as dores e usar corretamente a malha elástica, para ter uma recuperação mais rápida e saudável.

Se você tem ou conhece alguém com lipomastia, não hesite em procurar um médico especializado no assunto. Ele poderá dar o melhor diagnóstico e encaminhá-lo para o tratamento correto.

Quer saber mais sobre lipomastia? Entre em contato conosco! 😊