Ginecomastia é o desenvolvimento anormal de mamas em homens. Essa condição masculina é resultante do aumento do volume mamário que pode ser de componente glandular. São muitas as causas da ginecomastia e elas podem variar conforme a idade do paciente. Em recém-nascidos, por exemplo, uma das causas do aparecimento é uma reação do corpo do bebê ao estrogênio da mãe – contato este ao longo de toda a gravidez.
Quais são as Causas?
O surgimento ou causa da Ginecomastia pode ocorrer por três caminhos totalmente distintos, onde a falta de cuidado com o corpo ou a genética podem se tornar grandes fatores para o desenvolvimento do problema.
Nos Adolescentes
Nos adolescentes, entre os 12 e 15 anos, a ginecomastia pode acontecer como sinal de que o aumento dos níveis de testosterona está atrasado no organismo. Tendo muito estrogênio ainda no corpo, ambas as mamas podem começar a se desenvolver, sendo essencial procurar um acompanhamento para reverter o quadro.
Nos Adultos
Já para os adultos mais velhos, a ginecomastia costuma estar associada também a níveis inferiores de testosterona no organismo. É necessário procurar um profissional a fim de começar a consumir as dosagens certas do hormônio para ter o problema reduzido.