Especialista em Ginecomastia, ganhador de vários prêmios, como o Quality de melhor cirurgião de 2011, Dr. Wendell Uguetto quer ajudar você a entender mais sobre a Ginecomastia.
Quais os sinais mais comuns de quem tem Ginecomastia
Publicado em: 19/11/2018 | Última Atualização em 17/10/2024
Na ginecomastia, o aparecimento das mamas nos homens em tamanho acima do normal indica que alguma coisa dentro do corpo não está dentro dos eixos, principalmente quanto à produção de hormônios masculinos.
A ginecomastia está relacionada à queda nos níveis de testosterona no corpo masculino e a alta do estrogênio, o hormônio feminino, o que afeta a região da mama do homem.
A descoberta da patologia é feita através de exame laboratorial e avaliação médica do clínico ou do especialista na área, o Dr. Wendell Uguetto, que analisará seu histórico familiar e clínico a fim de definir o diagnóstico correto no seu caso. Lembrando que o paciente pode ter o aumento de uma ou das duas mamas.
Mas alguns sintomas podem ajudar muito a você, e o médico, a detectar precocemente a ginecomastia e tratar com rapidez, retomando assim as atividades normais com qualidade de vida.
Os sinais da ginecomastia
Conheça os sinais mais comuns de quem tem ginecomastia:
Nódulos moles
Na ginecomastia, o tecido glandular cresce em um ou nos dois lados (unilateral ou bilateral), se refletindo no aspecto do peito do indivíduo. Por isso, a recomendação é que, se você achar algo estranho na região, apalpe com as pontas da mão para encontrar algum nódulo.
Caso sinta o nódulo, vá direto para o médico. Se o nódulo tiver uma consistência dura, informe ao Dr. Wendell para avaliar se é o caso de um tumor na mama.
Sensibilidade
Nos casos característicos, é muito comum que a pessoa afetada tenha sensibilidade na região do peito, principalmente quando se toca a região.
Presença de tecidos gordurosos
É neste momento que diferenciamos a ginecomastia da pseudoginecomastia. Na primeira, encontramos a presença de nódulos que provocam a sensibilidade na região da mama. A ausência de dores configura a pseudoginecomastia, o que pode ser tratada com o Dr. Wendell Uguetto.
Assim, é importante que o homem vá ao médico a qualquer sinal de sensibilidade na região do peito para uma avaliação médica e o melhor tratamento para ginecomastia, seja através do método cirúrgico ou não.
Conte com a experiência e o atendimento personalizado do Dr. Wendell Uguetto e trate a sua ginecomastia com excelência e profissionalismo. Entre em contato e agende sua avaliação.
Atualmente, o Dr. Wendell Uguetto tem um grupo de ensino, sem fins lucrativos, dedicado a alunos de Medicina, contando com mais de 2.500 alunos. Dedica-se exclusivamente aos atendimentos particulares, nos quais recebe seus pacientes em consultórios localizados nos bairros do Itaim e no Morumbi, nas dependências do Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no hospital Albert Einstein, um dos mais prestigiados do país, o Dr. Wendell é chefe de equipe de retaguarda em cirurgia crânio-maxilo-facial.