Saiba como disfarçar a ginecomastia enquanto realiza o tratamento

Publicado em: 01/03/2016 | Última Atualização em 11/05/2022 por Ginecomastia Tratamento

Homens sofrem de problemas psicológicos e de crises de autoestima com a ginecomastia, isto é, o crescimento anormal das mamas, que chegam a se assemelhar às mamas femininas. Esse problema, que pode ser detectado em qualquer fase da vida humana, é uma anomalia decorrente de algum desequilíbrio hormonal, quando o corpo acaba produzindo mais estrogênio e hormônios femininos que a testosterona.

O tratamento da ginecomastia, que é muito simples e eficiente e realmente acaba com o problema, pode demorar um tempo se escolhida a forma medicamentosa. Afinal, nesse caso, o homem utiliza fármacos e remédios para reequilibrar os hormônios em seu corpo e, assim, reduzir naturalmente o formato e o tamanho das mamas. Logo, é necessário que a pessoa espere um tempo, para que o tratamento realmente dê certo e para que a diminuição seja definitiva e as mamas não voltem mais a crescer de forma desenfreada.

Isso incomoda muitas pessoas, principalmente os adolescentes que, como vimos no post anterior, sofrem com o turbilhão hormonal do desenvolvimento e da puberdade. Devido às mamas maiores, muitos hábitos precisam ser mudados e adotados por causa da vergonha e do pudor que eles nutrem em relação ao seu corpo. Eles não vão mais às praias, às piscinas e aos parques, deixam de socializar com pessoas desconhecidas, não jogam mais futebol e se isolam nos colégios e em quaisquer outros lugares, o que limita sua felicidade e seu bem-estar.

Assim, enquanto o tratamento para ginecomastia acontece, é importante que a pessoa não deixe de viver coisas e situações que lhe fazem bem, justamente porque o segredo de um corpo saudável é uma mente saudável. Mais do que deixar de se divertir, tudo isso pode inclusive acarretar crises de depressão, que podem levar a casos extremos como tentativa de suicídio. Confira a seguir, então, dicas para quem quer evitar esse tipo de problema e, principalmente, para quem deseja curtir a vida sem precisar esperar o fim do tratamento.

Escolha camisas maiores

A primeira das dicas está no tamanho das roupas. Até o fim do tratamento, especialistas e médicos recomendam que a pessoa não exponha as suas mamas e as reserve em roupas maiores, que evitarão que a pessoa sofra qualquer tipo de vergonha e tenha que se exilar em casa. Com isso, o homem acometido poderá sair, se divertir, ir ao cinema, visitar um museu e até mesmo poderá dar uma caminhada na praia ou no parque. Sem problemas nem riscos.

O recomendado é que você compre camisetas e roupas utilizando as medições do colarinho e da cintura. Não se limite apenas aos padrões de tamanho (P, M, G, GG…), já que ainda são muito diferentes de uma loja para a outra e podem causar desconforto ou surpresas negativas durante o uso. Mas você não precisa, é claro, ter uma fita métrica e medir cada roupa de cada loja. Geralmente, esses números aparecem nas etiquetas e, o melhor ainda, basta você se vestir no provador e ver se o modelo ficou legal em seu corpo.

Sem estampas chamativas

E não é só o tamanho com o qual as pessoas precisam tomar cuidado. Pelo contrário, há detalhes que muitas mulheres sabem que são importantes para disfarçar a ginecomastia, ou mostrar, os seios maiores e que os homens com ginecomastia devem aprender – tratam-se das estampas. Camisas e blusas estampadas na parte do peitoral chamam atenção das pessoas justamente para a região das mamas, logo evite esse tipo de produto. Por isso, roupas lisas ou com padronagens simples, como xadrez e tiras, devem estar no seu guarda-roupas.

E o material? A seda e tecidos mais maleáveis, por se moldarem melhor ao corpo, também são contraindicados para quem quer disfarçar a ginecomastia, enquanto realiza o tratamento para ginecomastia. O legal é usar moletons, algodão grosso e tecidos rígidos, que criam uma espécie de capa e tela em frente às mamas.

Como usar a roupa

E, por fim, outra dica refere-se ao uso das roupas. Se a roupa tiver botões, o recomendado é não os abotoar, já que eles criam ainda mais volume. Recomenda-se também que a pessoa não coloque a camisa ou a blusa por baixo da calça, para alongar a silhueta e, assim, evitar a concentração de massa e atenção no tórax.

Muitas pessoas acometidas com ginecomastia indicam a utilização de uma segunda camiseta por baixo da blusa ou da roupa. Ela, sim, pode ser colocada por baixo da calça, tendo a vantagem de que reforça a proteção contra possíveis acidentes e consegue disfarçar a ginecomastia  com muito mais eficiência no decorrer do tratamento.

No entanto, se você acha que seu tratamento da ginecomastia está demorando muito, converse com seu especialista. Não tenha medo de lhe dizer o que te angustia, já que o tratamento precisa trazer bem-estar, e não agonia. Logo, dependendo do caso, pode até ser que a receita medicamentosa seja reforçada ou que se realize uma cirurgia, porém tudo deve ser discutido com calma com o médico, para evitar riscos e problemas desnecessários.

Leia mais