Especialista em Ginecomastia, ganhador de vários prêmios, como o Quality de melhor cirurgião de 2011, Dr. Wendell Uguetto quer ajudar você a entender mais sobre a Ginecomastia.
O que eu gostaria de saber sobre Ginecomastia e ninguém nunca me falou
Publicado em: 06/04/2018 | Última Atualização em 17/10/2024
A ginecomastia atinge de 30 a 40% dos homens. Por ser uma doença de gravidade leve, o grande problema para quem tem é o desconforto causado por conta a aparência das mamas que se assemelham as femininas, sendo motivo de brincadeiras de mal gosto e queda na autoestima.
Contudo, por ser uma doença pouco conhecida, muitas pessoas que a adquirem ficam com medo de suas causas e o que pode ocasionar no futuro. Além disso, muitos acham que trata-se de um problema sem solução. Por isso, para esclarecer esse assunto, selecionamos algumas coisas que todo homem precisa saber sobre ginecomastia para lidar com o problema com mais tranquilidade:
Não é uma doença grave
Ginecomastia não é grave. Ela causa dores, desconfortos e complexidades com a aparência, porém, não causa nenhum outro dano físico a saúde.
É possível curá-la
Ginecomastia tem cura e é bem simples. Ela pode ser por cirurgia, tratamento por remédios, como também, em boa parte dos casos, pode ser curada sozinha.
A cirurgia é simples
A cirurgia é bastante simples, com anestesia local e dura entre uma e duas horas. Geralmente, o paciente recebe alta no mesmo dia, pois, é uma cirurgia pouco invasiva.
Nem sempre o aumento de gordura é a causa
Na maioria dos casos o aumento da gordura não é a causa. Pelo contrário, a doença também atinge pessoas magras e o aumento da gordura pode vir com a ginecomastia em decorrência de algum outro problema.
Nem sempre é preciso cirurgia para curá-la
Em casos mais leves o tratamento é por meio de medicamentos. Como também, na maioria dos casos ela pode se curar sozinha. A ginecomastia persiste em menos de 5% dos casos.
Ela não aumenta os riscos de câncer de mama
Embora os sintomas e as causas sejam semelhantes, a ginecomastia não causa e nem aumenta os riscos de câncer de mama, trata-se de duas doenças diferentes.
Atualmente, o Dr. Wendell Uguetto tem um grupo de ensino, sem fins lucrativos, dedicado a alunos de Medicina, contando com mais de 2.500 alunos. Dedica-se exclusivamente aos atendimentos particulares, nos quais recebe seus pacientes em consultórios localizados nos bairros do Itaim e no Morumbi, nas dependências do Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no hospital Albert Einstein, um dos mais prestigiados do país, o Dr. Wendell é chefe de equipe de retaguarda em cirurgia crânio-maxilo-facial.