Especialista em Ginecomastia, ganhador de vários prêmios, como o Quality de melhor cirurgião de 2011, Dr. Wendell Uguetto quer ajudar você a entender mais sobre a Ginecomastia.
Ginecomastia unilateral ou bilateral
Publicado em: 20/09/2018 | Última Atualização em 17/10/2024
Apesar de ser um problema que ocorre geralmente nas duas mamas do homem, a Ginecomastia também pode causar o alargamento unilateral de uma delas, deixando um lado maior do que o outro.
Mas independente dela ser unilateral ou bilateral, a causa do seu crescimento desproporcional é a mesma: o desequilíbrio hormonal das glândulas mamárias, que faz com que a taxa de testosterona caia e a de estrogênio (hormônio feminino) suba.
Como não se trata de algo prejudicial para a saúde do homem, esse tipo de crescimento aparente costuma causar muito constrangimento. Então, o melhor a fazer nessas horas é procurar a ajuda de um especialista para saber a melhor forma de tratar o problema, e se realmente se refere à Ginecomastia.
Tratamento
As formas de tratamento seguem os mesmos padrões e se dividem entre medicamentoso, quando a enfermidade não for superior a 18 meses, ou cirúrgico, se for constatado que se trata de Ginecomastia, há mais de 18 meses, sem sinal de regressão. Neste caso, o procedimento costuma ser simples e tem como objetivo retirar o componente glandular excessivo.
Dicas
Além do aumento das mamas, alguns dos sinais que podem indicar que se trata de um problema ligado à Ginecomastia podem ser as dores na região mamária.
Para tirar essa dúvida, procure apalpar as áreas das mamas, perto da aréola, e procurar sentir se essa região está mais dura, densa ou dolorida.
Independente dos resultados ou das dúvidas a respeito, o ideal é agendar uma avaliação médica.
Atualmente, o Dr. Wendell Uguetto tem um grupo de ensino, sem fins lucrativos, dedicado a alunos de Medicina, contando com mais de 2.500 alunos. Dedica-se exclusivamente aos atendimentos particulares, nos quais recebe seus pacientes em consultórios localizados nos bairros do Itaim e no Morumbi, nas dependências do Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no hospital Albert Einstein, um dos mais prestigiados do país, o Dr. Wendell é chefe de equipe de retaguarda em cirurgia crânio-maxilo-facial.