Ginecomastia Senil

Cerca de 72% homens com idade entre 50 e 69 anos apresenta alguma forma de ginecomastia, em geral bilateral. Há uma elevação proporcional dos níveis de estrógenos em relação aos andrógenos que consequentemente estimulam o tecido mamário masculino e provocam o seu crescimento.

Ao contrário dos adolescentes, geralmente não surge repentinamente com uma massa endurecida retroareolar, mas sim com crescimento gradual e indolor e em geral bilateral do tecido mamário.

Clinicamente, a ginecomastia senil se apresenta como qualquer outra, através do aumento do volume das mamas de componente glandular e tecido gorduroso.

Entre em contato conosco

Quais são as Causas?

Os mecanismos exatos ainda não foram totalmente descobertos, mas acredita-se que a Ginecomastia Senil seja decorrente de dois fatores principais.

A primeira é uma redução fisiológica, ou seja, normal com o envelhecimento, que resulta em diminuição na produção dos hormônios masculinos, dentre eles a testosterona. O segundo fator é secundário ao aumento da gordura corpórea total, elevando os níveis de estrógenos (hormônios femininos) livres no organismo.

Deve-se também investigar outras causas, como uso de medicamentos e doenças, que são mais frequentes com o envelhecimento.

Níveis de Tratamento

A progressão desta enfermidade pode ser freada com o emagrecimento, atividades físicas moderadas e reposição hormonal em casos selecionados. A ginecomastia instalada, que não desaparece entre 12 e 18 meses, tem indicação cirúrgica.