Especialista em Ginecomastia, ganhador de vários prêmios, como o Quality de melhor cirurgião de 2011, Dr. Wendell Uguetto quer ajudar você a entender mais sobre a Ginecomastia.
Por que a ginecomastia ocorre também em quem malha?
Publicado em: 13/12/2019 | Última Atualização em 17/10/2024
Atingindo cerca de 40% dos homens, a ginecomastia é um fenômeno causado pelo aumento das glândulas mamárias dos homens de maneira anormal. Esse problema pode ser causado por vários fatores e um deles são os anabolizantes, hormônios sintéticos com o objetivo de aumentarem o crescimento de músculos.
Anabolizantes e ginecomastia: entenda a relação
Anabolizantes podem causar o efeito contrário da finalidade: em vez de auxiliar homens a terem o peitoral e outras regiões definidas, essas substâncias podem causar um crescimento anormal das mamas, que em vez de ficarem definidas, ficam avantajadas como a de uma mulher, por exemplo.
Por que isso acontece?
Os anabolizantes são responsáveis por causar um grande descontrole hormonal no corpo de quem os usa. Por serem hormônios sintéticos, podem, pelo incrível que pareça, se transformarem em hormônios femininos, que entre outros problemas, podem causar a ginecomastia.
Os anabolizantes também contribuem para a diminuição de produção natural de testosterona, pois o corpo compreende que existe uma quantidade anormal do hormônio na corrente sanguínea, diminuindo sua produção, outro motivo importante que contribui para esse problema de ginecomastia e impotência, por exemplo. 50% das pessoas que utilizam anabolizantes apresentam problemas de desordem hormonal e sofrem as consequências.
Como diagnosticar esse problema?
Apesar do próprio paciente sentir as mamas maiores, doloridas e sensíveis, é necessário que haja um diagnóstico comprovado para que o tratamento seja feito. Para isso, é recomendado realizar a ultrassonografia de mamas e a mamografia digital. Esses importantes exames irão mostrar a glândula mamária crescida com definição.
Outro exame importante a se fazer é o de sangue, com o intuito de investigar a quantidade de determinados hormônios e descobrir em qual nível está o descontrole dos mesmos.
Cirurgia de ginecomastia é a solução
Apesar de ser uma cirurgia, o procedimento que resolve a ginecomastia é simples e apresenta poucos riscos. A cirurgia, feita com pequenas incisões discretas e de fácil cicatrização, caracteriza-se por retirar o excesso do tecido mamário hipertrofiado, e caso precise, pode ser complementada com uma lipoaspiração, procedimento onde é retirado o excesso de gordura da região com uma cânula.
Além da cirurgia, é claro, o uso de anabolizantes deve ser suspenso imediatamente, assim como o paciente não deve nunca mais ingerir esse tipo de substância, pois a ginecomastia pode haver recidiva.
Pós operatório é fácil?
Sim! O paciente não precisa se preocupar com muitos fatores. Durante 15 dias em média, é usada malha elástica para facilitar a cicatrização e o repouso é indicado, sendo assim proibida a realização de exercícios físicos e academia, se for o caso. Os pontos são retirados após uma semana.
Conte com o Dr. Wendell Uguetto
Com o Dr. Wendell Uguetto, você vai receber todo o atendimento necessário para cuidar da sua Ginecomastia. Além disso, através de um exame completo e detalhado, prescrição médica do tratamento e acompanhamento mensal e completo, você será amparado e terá seus resultados alcançados. Faça já sua avaliação com o Dr. Wendell Uguetto!
Atualmente, o Dr. Wendell Uguetto tem um grupo de ensino, sem fins lucrativos, dedicado a alunos de Medicina, contando com mais de 2.500 alunos. Dedica-se exclusivamente aos atendimentos particulares, nos quais recebe seus pacientes em consultórios localizados nos bairros do Itaim e no Morumbi, nas dependências do Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no hospital Albert Einstein, um dos mais prestigiados do país, o Dr. Wendell é chefe de equipe de retaguarda em cirurgia crânio-maxilo-facial.