Ginecomastia Neonatal

O aumento do volume das mamas que acontece nos recém nascidos é bastante comum. Também conhecida como Ginecomastia Neo-natal ou do Recém Nascido, ocorre pouco tempo depois do nascimento e está presente tanto no sexo masculino quanto no feminino.

Entre em contato conosco

Causa

Ela é causada pelos altos níveis de hormônios maternos (como o estradiol e a progesterona) que passaram pela placenta para o bebê no final da gestação e que estimulam o crescimento do tecido mamário dos recém nascidos.

Clinicamente alguns bebês vão apresentar um nódulo endurecido abaixo da aréola enquanto outros, um aumento generalizado de todo o parênquima mamário. Esta enfermidade pode ser unilateral ou, na maioria dos casos acometer as duas mamas (bilateral), em alguns casos pode ser dolorosa ao toque.

Apesar de ser uma situação que deixa os pais bastante preocupados, este aumento mamário desaparece em poucas semanas e é considerado fisiológico e autolimitado, uma vez que gradativamente os hormônios maternos vão sendo eliminados pelo corpo do bebê.

Níveis de tratamento

Não são necessários tratamentos adicionais, sendo apenas indicado o acompanhamento de rotina. Cabe ao pediatra tranquilizar os pais e nos casos em que a Ginecomastia Neonatal causar dores, indicar compressas mornas na região para aliviar este sintoma.