Especialista em Ginecomastia, ganhador de vários prêmios, como o Quality de melhor cirurgião de 2011, Dr. Wendell Uguetto quer ajudar você a entender mais sobre a Ginecomastia.
Excesso de Gordura Peitoral? Conheça as Possíveis Causas!
Publicado em: 05/04/2018 | Última Atualização em 17/10/2024
Uma situação que incomoda principalmente homens é o excesso de gordura corporal. Em geral, ele pode afetar a autoestima e o bem-estar. Muitos homens reclamam dessa situação por serem alvos brincadeiras de mal gosto e também por não estarem satisfeitos com o corpo, evitando, sempre que possível, de ficar sem camisa na frente de outras pessoas.
Você sabe quais são causas desse excesso de gordura? Confira a seguir os principais motivos, para encontrar a solução mais indicada:
Aumento de peso
O aumento dessa gordura se dá em decorrência do aumento de peso como um todo. Quando a pessoa engorda, a distribuição de peso pode ocorrer de forma desequilibrada, acumulando mais na região do peito. Além disso, quando há gordura em excesso no corpo do homem, há uma maior produção de estrogênio (hormônio feminino), fazendo as mamas crescerem.
Esteroides e anabolizantes
Os esteroides e anabolizantes possuem um alto nível de testosterona e, quando chegam ao organismo, ele entende como um hormônio excessivo e o converte em estrogênio. Desta forma, causando um aumento nas mamas.
Álcool
Ingerir álcool em excesso causa inchaço no corpo todo, além de diversos outros problemas de saúde. Contudo, ele também atrapalha o funcionamento do fígado, que tem a função de eliminar o excesso de hormônios no corpo. Assim, ele não libera o excesso de estrogênio, que se reverte no aumento excessivo na região do peito.
Medicamentos
Alguns medicamentos contém uma grande quantidade de hormônios que dependendo do tipo de organismo, podem desenvolver o crescimento nas mamas, pois, pode compreender os hormônios em excesso. Os principais remédios são anfetaminas, antidepressivos, para pressão arterial e antibióticos.
Ginecomastia
A ginecomastia é a enfermidade caracterizada pelo o crescimento excessivo das mamas no homem. Vale lembrar, que as causas citadas acima podem ocasionar a ginecomastia. Para tal, existe tratamento por meio de outros medicamentos ou, em casos mais avançados, com cirurgia.
O excesso de gordura peitoral no homem interfere no seu modo de conviver com outras pessoas e na sua autoestima. Por isso, se a pessoa estiver incomodada com a situação, sempre há soluções para resolver, seja por meio de atividades físicas e mudar a alimentação, como também procurar um médico especialista para direcioná-lo ao melhor tratamento.
Atualmente, o Dr. Wendell Uguetto tem um grupo de ensino, sem fins lucrativos, dedicado a alunos de Medicina, contando com mais de 2.500 alunos. Dedica-se exclusivamente aos atendimentos particulares, nos quais recebe seus pacientes em consultórios localizados nos bairros do Itaim e no Morumbi, nas dependências do Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no hospital Albert Einstein, um dos mais prestigiados do país, o Dr. Wendell é chefe de equipe de retaguarda em cirurgia crânio-maxilo-facial.