
O que é Ginecomastia?
Trata-se do desenvolvimento anormal de mamas em homens e afeta 30 a 40% da população.
Esse método cirúrgico permite redução do tamanho, melhor posicionamento e simetrização da aréola além de restaurar o contorno anatômico do tórax masculino. Como resultante final, o paciente obterá uma cicatriz circular periareolar e uma extensão medial e lateral transtorácica.
O paciente deve ser marcado em posição ortostática (de pé) por onde se definem a posição correta da aréola e a quantidade de pele a ser retirada que é na forma de um losango. A cirurgia pode ser iniciada por lipoaspiração para retirada do componente adiposo mamário.
Em seguida é feita uma incisão circular em torno da aréola, a qual pode ter seu tamanho reduzido, e outra incisão na região do losango. A área entre as duas incisões é desepidermizada e é confeccionado um pedículo vertical para a manutenção da vascularicação do complexo aréolo-papilar. O tecido mamario é identificado, dissecado e retirado e os vasos sanguíneos são cauterizados. Um dreno de sucção à vácuo pode ser posicionado.
Logo após, dá-se o fechamento das incisões e a resultante final é uma cicatriz em torno da aréola mais uma cicatriz horizontal que passa medialmente e lateralmente a ela.
Esta técnica permite retirar grandes quantidades de pele e é excelente para restaurar o contorno mamário adequado masculine. O único inconveniente é a presença de uma cicatriz horizontal que não se esconde em linhas anatômicas do tórax.
A técnica de incisão periareolar circular com extensão medial e lateral é indicada para ginecomastia grau 3 de Simon, em que há grandes excessos de pele e de glândula mamária. Ela é indicada em ptoses moderadas, onde a posição da aréola não se encontra abaixo do sulco infra mamário.
Trata-se do desenvolvimento anormal de mamas em homens e afeta 30 a 40% da população.
A ginecomastia pode ser classificada em grau 1, 2 ou 3, de acordo com a quantidade e características do tecido mamário.
A ginecomastia pode ocorrer em pessoas de todas as idades: em recém-nascidos, adolescentes e adultos.
O aumento das mamas no homem pode ser tratado com medicamentos ou cirurgia.
Doutor Wendell Uguetto atua como médico na área de cirurgia plástica desde 2006. Formado pela USP e ganhador de vários prêmios
SAIBA MAISTempo de leitura: 2 minutos As causas da ginecomastia são, em sua maioria, hormonais e genéticas. Porém, por causa das alterações dos hormônios típicas na fase da puberdade, podem fazer com que as mamas se desenvolvam de maneira exagerada...
Tempo de leitura: 2 minutos O aumento excessivo das glândulas mamárias em homens, é mais comum do que se imagina. Este problema atinge muitos homens e, além da questão estética, pode causar dor. Suas causas podem estar relacionadas com est...
nós te ligamos
Fale conosco no WhatsApp!